Plano de Manejo do PEPS já está em andamento

O Plano de Manejo do Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS) já está em andamento. Ele está sendo elaborado pela empresa paranaense Detzel, contratada pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente). Segundo o representante da empresa responsável pelo plano, Valmir Augusto Detzel, embora a fase de diagnósticos não tenha sido concluída, algumas ações práticas já foram implementadas.

— Começamos em agosto e nosso trabalho tem previsão para durar 18 meses. É um trabalho elaborado em duas etapas. O Plano de Manejo é um trabalho que prevê a elaboração de documentos com orientações para o Inea e o gestor do parque com possibilidade de orientar alguns implementos adicionais ao parque. Vamos fazer um diagnóstico socioeconômico e ambiental e a partir do zoneamento vamos definir normas de uso e programas desenvolvidos para cada uma das áreas com ações específicas – detalhou Valmir Detzel.

Segundo ele, da segunda etapa, que são as ações mais práticas, já estão sendo realizados o cercamento, a sinalização e alguns outros trabalhos de infraestrutura presentes em contrato. Para a realização destes trabalhos, além da equipe da empresa, contratada através de um processo de licitação organizado pela Funbio e avaliado pelo Inea, estão sendo incluídas as observações das comunidades que cercam o parque e do Conselho Municipal do Parque da Pedra Selada. Em 2014 já foram realizadas seis atividades, entre elas oficinas de diagnóstico rápido com a participação de moradores das proximidades do parque.

Foto: Divulgação

Saiba mais sobre esse manejo no jornal BEIRA-RIO. Nas bancas!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.