Laís Amaral

Zumbi é herói nacional
É a Semana da Consciência Negra. Ontem dia 20, foi consagrado a Zumbi dos Palmares, herói nacional que hoje dá nome a primeira faculdade voltada a negros no país (também estudam brancos), que fica em São Paulo. No Censo de 2010, pela primeira vez, os brancos deixaram de ser maioria no Brasil. Sinal de que mais gente passou a assumir suas origens, mais gente passou a se orgulhar de suas origens. Mesmo assim, com alguma cautela: 43,1% da população brasileira se declararam pardos e 7,6% dos entrevistados se declararam pretos. Vi também outro dia uns números mostrando que a maioria dos encarcerados do país são negros ou de origem negra. Apesar de toda a rica contribuição da etnia na composição da cultura nacional, o negro ainda não ocupa o lugar devido em nossa sociedade. Ainda sofre com a herança escravagista que dificultou e ainda dificulta a ascensão e a estabilidade da maioria de seus indivíduos na sociedade. Sem falar no horrendo e sob todos os aspectos, repugnante preconceito que resiste aos ventos da mudança. Preconceito que tolda a visão até daqueles que se dizem ou são vistos como justos e democratas e, por exemplo, se opõem ao sistema de cotas. Na eleição passada percebemos isso claramente em muitos momentos. Mas o pessoal tem Zumbi como lanterna e farol, e vai seguir crescendo. Salve Zumbi dos Palmares, um grande herói da história do Brasil.

Manoel de Barros, mais um meu poeta virou estrela
Morreu dia 13, semana passada o enorme poeta Manoel de Barros (foto). Um texto do seu livro “Memórias Inventadas” :
“Um doutor veio formado de São Paulo. Almofadinha. Suspensórios, colete, botina preta de presilhas. E um trejeito no andar de pomba-rolinha. No verbo, diga-se de logo, usava naftalina. Por caso, era um pernóstico no falar. Pessoas simples da cidade lhe admiravam a pose de doutor. Eu só via o casco. Fomos de tarde no Bar O Ponto. Ele, meu pai e este que vos fala. Este que vos fala era um rebelde adolescente. De pronto o Doutor falou pra meu pai: Meus parabéns Seo João, parece que seu filho agora endireitou ! E meu pai: Ele nunca foi torto. Pintou um clima de urubu com mandioca entre nós. O doutor pisou no rabo, eu pensei. Ele ainda perguntou: E o comunismo dele ? Está quarando na beira do rio entre as capivaras, o pai respondeu. O doutor se levantou da mesa e saiu com seu andar de vespa magoada.

TRIPA
* O jornalista Luis Claúdio Hermógenes foi um dos agraciados, ontem em solenidade no Espaço Z. E assim a Semana da Consciência Negra termina, depois de palestras, exposições, debates e homenagens, com duas manifestações festivas amanhã, dia 22. Na parte da tarde haverá o tradicional encontro de representantes de religiões de matriz africana no Parque Zumbi. É uma festa bonita e quem puder comparecer, com certeza vai gostar. À noite, começando às 20 horas na Torres, o desfile da Beleza Negra e em seguida, fechando a Semana, um grande Baile Charme, com Birinha nas cabeças. Beleza !! * O cineasta, diretor e roteirista Igor Bartchewski informa que as filmagens externas de “A Margem da Face” foram marcadas para acontecer entre os dias 1º e quatro de dezembro * Dia 29, tem a final do concurso de poesia promovido pelo Grêmio Literário de Resende, os Jogos Florais. A premiação do concurso cujo tema este ano foi ‘Inclusão’, começa às 9 horas no Espaço Z * O Futebol Soçaite Quarentão da AABB chega ao final com a decisão marcada para o dia 30 entre Casa da Lua e Turma da Pelada. Nas semi finais, um retrato das trajetórias dos finalistas indicando o favoritismo do time da Casa da Lua. O Casa da Lua goleou seus adversário, o Real por 8 x 1 e 5 x 2, enquanto a Turma da Pelada empatou em 2 x 2 nos dois jogos chegando à final por ter tido melhor campanha que o Ipiranga. Além disso registre-se a campanha irrepreensível da Casa da Lua que venceu todos os jogos na competição até agora. Mas decisão é decisão e a Turma da Pelada tem camisa e tradição no ‘Soçaite’. O jogo está marcado para as 10h20min. Na preliminar, Real e Ipiranga disputam o 3º lugar (9h15min). Todos lá !! *

ANIVERSÁRIOS
Dia 17, duas amigas sopraram velinhas, a Marisa Dias de Carvalho e a Jamile Whately. No dia 18 inauguraram idade nova a Mery Helen Figueiredo, a Sandrinha Palandi e a Vera Lúcia Teixeira. Dia 19 mudaram de idade o Alexandre cunha, o Julio Reymão e a Rosane Sant’Anna. Neste 21 recebe os ‘parabéns’, o Magno, da Padaria. Ele, que sábado explodiu de felicidade recebendo amigos para o primeiro aniversário do neto Miguel. Mas uma das estrelinha da noite foi a Bela, a netinha. Amanhã, dia 22, conta mais um ano de vida a Karina Rita, minha colega de trabalho. Parabéns e todas as felicidades do mundo a todos.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.