Conferências livres das mulheres em Resende

Programada para acontecer entre 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) tem mobilizado grupos de mulheres em todo o país. Em Resende, RJ, não é diferente, depois da Conferência Municipal acontecem agora, as conferências livres em diversos pontos da cidade. A União Brasileira de Mulheres que atua no fortalecimento de políticas voltadas às mulheres resolveu realizar conferências em comunidades, igrejas e universidades.

No próximo sábado, a partir das 14h, a primeira conferência livre será na Comunidade Vila Unida e o tema que será abordados para as moradoras do local será “Saneamento Básico e Moradia: direito para todas”. Essa conferência está sendo organizada com as mulheres da Vila Unida e com a professora Claudia Oliveira, integrante da UBM. “Muito importante ouvir as dificuldades e tirarmos propostas para levarmos à Conferência Nacional”, comenta Claudia. A conferência será na associação de moradores do bairro.

Outras integrantes da UBM como a historiadora Roseneia Terezinha, a professora Priscila Messias, Ana Maria Sória e assistente social Sheila Cristina Freire estão organizando até o final de agosto outras conferências livres que serão na Universidade Estácio de Sá, Igreja Quadrangular e outros pontos da cidade. Os temas abordados serão na área da Educação e Saúde das mulheres de Resende. Qualquer grupo de mulheres pode promover uma conferência livre e tirar delegadas, segundo os critérios do regimento da 5ª CNPM, para participar da conferência naiconal.

A última conferência das mulheres aconteceu há 10 anos, por isso há uma grande expectativa na articulação para uma participação representantiva das mulheres em Brasília. As etapas municipal, estadual e das conferências livres são fundamentais para apresentação de propostas. As inscrições para conferências livres poderão ser realizadas até o dia 20/07 e devem ser realizadas até o dia 15/08 de 2025. O tema central da Conferência Nacional será “Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”.

A Conferência tem como objetivo integrar propostas para o fortalecimento e a ampliação de políticas públicas para as mulheres, com a perspectiva da interseccionalidade, para promover a democracia e a igualdade, garantindo voz e representatividade às mulheres em toda a sua diversidade.

 

 

 

 

 

 

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.