Memórias desordenadas.Ainda letra “B”:Bezerra da Silva
Jantamos no restaurante do Hotel Castel Plaza, eu, Luiz Carlos do Espírito Santo e Bezerra da Silva. Era um sábado e Bezerra estava em Resende para se apresentar no ‘Arraiá do Celsão’, onde hoje fica o Parque Zumbi. O Luiz Carlos o trouxe à cidade e me convidou para o encontro. Bezerra trazia para me entregar o CD autografado e recém-lançado, ‘Meu samba é duro na Queda’, composição de Pinga, Guilherme do Ponto Chic e desse escriba. São meus parceiros musicais que integram a ala de compositores do Leão de Nova Iguaçu e da Mangueira. Bezerra já havia gravado, anos antes, outra composição do trio. Eu ainda não morava em Resende e lembro quando fui assinar o contrato de edição e receber direitos autorais antecipados. A editora ficava na Lagoa e foi lá que conheci Bezerra. O cara era muito ‘boa praça’. Gravava um mundão de compositores, até para ajudar. Mais tarde eu o entrevistaria no seu escritório, se a memória não falha, na Avenida Rio Branco e que era administrado por seu filho. Bezerra era capaz de tirar do disco um samba de compositor que já tivesse outra composição incluída, para favorecer outro autor, somente pra dar uma ajuda ao sujeito. “Pra ele botar a mão num troquinho. Tá precisando”. Fazia isso sem se preocupar se o samba excluído tinha mais qualidade que o outro. Essa independência alimentava brigas com produtores e gravadoras. Num outro CD gravou de Pedro Butina, “QG do Samba”, no qual cita seus compositores. Meu nome aparece entre eles e assim virei, com muito orgulho, verso de samba, a maior das homenagens. Era assim o Bezerra. A turma gostava dele. Bela e saudosa figura.
Domingo, a sociedade partida?
Termina (ufa) neste domingo a eleição (pelo menos para a Presidência da República), mais disputada desde 1989. Uma batalha, repetindo o clichê, voto a voto, em que está em jogo muito mais que uma disputa entre personalidades distintas como Dilma e Aécio, mas de modelos opostos de gestão, se bem que com alguns pontos em comum. O que deve sobrar, passado o calor da pugna, deve ser mesmo a consolidação de duas visões de mundo: uma conservadora que abraça e defende o modelo neoliberal que tem o PSDB como marca e outra de linha mais popular e que defende um Estado mais presente, que é a cara do PT. Infelizmente acredito que a maioria dos que vão às urnas domingo, ainda vota, mais nos personagens pelo significam pessoalmente do que pelo que representam. Talvez sobre também uma sociedade mais amarga, realçando a intolerância com as diferenças e sabe-se lá o que mais. O que é muito ruim, um atraso certamente, mas que sempre esteve aí, de forma velada, e que agora se manifesta mais claramente. A hipocrisia é um traço forte de nossa sociedade. Alguns valores ficarão expostos, em carne viva, após o pleito. Dependendo do resultado, mais ainda. Bom voto !
TRIPA
* Hoje (dia 24) à noite, em cerimônia que será realizada no Ciman, a Câmara Municipal homenageia os servidores públicos que se destacaram no ano. Glênio Barbosa, nosso colega da Superintendência de Eventos foi eleito unanimemente e estará lá (de terno) recebendo a homenagem, para nosso orgulho e de seus familiares. Parabéns ao Glênio, uma figuraça * Resende recebeu nessas terça e quarta-feira, cerca de 130 profissionais da região para uma formação de monitores do Esporte na Escola, atividade desenvolvida dentro do ‘Programa Mais Educação’, do Governo Federal. A atividade rolou na Associação Recreativa Beira Rio (ARBR), no bairro Itapuca * Foi realizado nessa quarta-feira, dia 22, um grande evento pela comemoração dos 50 anos da Associação Educacional Dom Bosco. Pela manhã foi programado um plantio de mudas de Pau-Brasil no Bosque Comunitário Dom Bosco. À noite, foi aberto o 11º Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, com palestra do General Gerson Menandro Garcia de Freitas, chefe de assuntos estratégicos do Estado Maior das Forças Armadas, ligado ao Ministério da Defesa. Um jantar de confraternização encerrou as atividades pelos 50 anos da AEDB. Parabéns ao professor Esteves, a toda a diretoria da universidade, seu professores e alunos * Quarta-feira, dia 29, será realizado no Parque das águas uma atividade pelo chamado ‘Outubro Rosa’, que é a campanha de conscientização pela prevenção ao câncer de mama. O evento vai das 8h ao meio dia. Todas estão convidadas * E vem ai o Festival de Música de Resende, promovido pela Casa da Cultura. Esse ano com premiação a parte para compositores locais. Ano passado foi muito bom o nível dos concorrentes e outra vez, muitos artistas de outros estados participarão.
ANIVERSÁRIO
Quem muda de idade neste sábado é o Paulo Cesar Rodrigues, o ‘Paulinho Mazaropi’, a Glaucia Lemos e o professor João Duarte. No domingo o garotão Gustavo Adolf Filho, o Guga, inaugura idade nova votando na Dilma. Dia 27, o Dagoberto Guilherme, a Chrysley Pimenta e a Daniele Livramento recebem os ‘parabéns’. Dia 28, a Luciene Vasconcelos sopra velinhas. No dia 30 ficam mais experientes o meu amigo André Ioras, a Hevelyne Siqueira e a Carol Barcellos (a grila). E no dia 30, o chileno Luis Jara e a Renata Bento contam mais um ano de vida. Parabéns e todas as felicidades do mundo a todos eles.