Abaixo-assinado em prol das casas populares no Paraíso

Um pequeno grupo de moradores dos bairros da região do Grande Paraíso, em Resende, que luta pela ocupação de duas casas de um conjunto habitacional que estão abandonadas ou servindo de abrigo para usuários de drogas na Rua Nossa Senhora da Glória, no bairro Paraíso, foram para o Calçadão de Campos Elíseos na manhã deste sábado, dia 18, reivindicar o direito à moradia e fizeram um abaixo-assinado, recolhendo mais de 200 assinaturas da população que passava pelo local.

Um parte dessas assinaturas foram dos militantes do PT de Resende e Quatis que estavam promovendo uma mobilização em prol da campanha da candidata à reeleição Dilma Rousseff. Teve até um suposto eleitor de Aécio Neves (PSDB) também assinando o documento segundo a organização do evento.

Estiveram presentes a comerciante e organizadora do movimento, Elisabete de Oliveira Cardoso, a Betinha, e os interessados na ocupação das moradias, a manicure Tânia Maria Pires (na foto, colocando o cartaz à frente do rosto); o marido, o desempregado Rodrigo Ferreira Ramos e o mecânico Eduardo Rodrigues, além dos filhos. Eles relatam que estão tentando fugir do aluguel e estão inscritos desde 2009 no programa habitacional do Governo Municipal e da Caixa, mas não tiveram qualquer resposta sobre as casas a que teriam direito.

 A população que participou do abaixo-assinado fala da importância da mobilização. “Acho válido o apoio das pessoas que estão sensibilizadas com o problema dessas famílias, os governantes deveriam dar mais atenção. Cadê os órgãos responsáveis pelos programas de atendimento habitacional e social de Resende para ajudá-los?”, critica a cabeleireira Ana Maria Quintaes. Outra assinante do documento, a diarista Eliana Alves, relatou outro problema semelhante no bairro Morada do Contorno.

– Tem gente que ganha a casa no conjunto habitacional, mas não ocupa a casa. Ao invés disso, deixam a casa desocupada para vender ou alugar mais caro, o que é proibido. Esse retrato eu também vejo na Morada do Contorno, onde tem várias dessas casas abandonadas – encerra.

Além do Paraíso, o grupo também destaca que há moradias desocupadas nos bairros Jardim Aliança e Barra III. Neste domingo, dia 19, o abaixo-assinado estará correndo entre os moradores do Paraíso e será posteriormente entregue ao Ministério Público.

Acompanhe na próxima sexta-feira, dia 24, a matéria completa sobre esse assunto.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.