Prédio desmorona em cima de pizzaria na beira rio

Um prédio de três andares desmoronou sobre a pizzaria que ficava no térreo, na tarde desta quinta-feira, dia 16, no bairro Nova Liberdade, em Resende. O Corpo de Bombeiros realizou uma vistoria preliminar e a Defesa Civil interditou o local. A única moradora que estava no prédio na hora do desabamento conseguiu sair a tempo e não houve feridos. A Defesa Civil de Resende não soube informar se o prédio estava regularizado.

— Eu estava dormindo e logo depois que acordei ouvi um barulho muito forte. Cheguei na varanda e olhei para baixo e já vi tudo desmoronado na pizzaria. Aí liguei para o meu marido e desci, mas o portão estava perto de onde as coisas caíram. Então fiquei no outro cantinho do portão e o pessoal da rua gritando que ia cair e os vizinhos  procurando alguma coisa para me ajudar a sair dali – relatou a dona de casa Cátia Costa das Neves, que estava no prédio da hora do ocorrido.

Ela lembrou que já tinha visto rachaduras em sua varanda, mas que depois das chuvas do dia 29 apareceram outras maiores próximo ao local que desmoronou. Todos os quatro apartamentos e a pizzaria são alugados e os vizinhos também vinham reclamando do problema com a imobiliária, que não teria tomado providências, segundo o grupo.

– Quando saí para trabalhar hoje um rapaz me parou na rua e falou que mexia com obra e que o prédio ia cair – acrescentou o marido de Cátia, Joel de Aguiar Junior.

Jaqueline Rocha, que também morava no prédio, foi avisada sobre o incidente pela vizinha. Ela disse que pedreiros teriam ido ao local verificar o problema, mas não deram nenhum parecer aos moradores.

– Há uma semana a gente está notando a rachadura grande da parede de cima que foi só aumentando. A gente informava a imobiliária, ontem liguei de novo para avisar que estava cedendo e hoje tinha uns pedreiros olhando, mas a imobiliária só falava que ia tentar passar para o proprietário. Dentro estava com infiltração, buracos, meses atrás caiu água porque estourou a caixa d’água e esse prédio só tem um ano. A gente nem conseguiu subir, só chegamos eu e meu marido e falamos com o bombeiro para ele subir e pegar nosso cachorro, mas nós não fomos – explicou Jaqueline.

João Batista Fausto é o pizzaiolo e forneiro da pizzaria e ao chegar para trabalhar se deparou com o desabamento.

– Cheguei e já estava assim. Não fica ninguém durante o dia, mas à noite tem umas 15 pessoas que trabalham aí, só sei que a obra é nova – comentou Fausto.

O chefe de setor da Defesa Civil, Luiz Carlos Dias, explicou que a rua também foi interditada porque o prédio continua caindo.

– Quando chegamos aquela parte da varanda rachada lá em cima não estava assim, então achamos melhor fechar a rua. Entramos com os bombeiros e trancamos tudo. Os bombeiros pediram para que investigássemos se o prédio tem o habite-se e a documentação do prédio junto à prefeitura, mas está parecendo que é construção mal feita. Dizem que o engenheiro passou olhando. Amanhã faremos uma nova vistoria, mas enquanto não parar de desmoronar não tem como passar – explicou Dias.

O advogado do proprietário do imóvel, Cecil Buss, esteve no local e se comprometeu a pagar a estadia dos moradores em um hotel. Ele também acrescentou que o dono está disposto a reparar todos os danos do prédio, mas não entrou em detalhes. Ainda assim, Joel se preocupa.

– Nós não temos parentes aqui, mas temos uma filha de quatro anos que, graças a Deus, estava na escola. Disseram que vamos ficar em hotel, mas a gente não tem roupa, comida, fizemos compra ontem e como a Ampla cortou a luz por segurança vai estragar tudo. A gente não tem parente aqui, pagamos o aluguel ontem – preocupou-se.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.