Incentivo à arte de rua

Promovida pela primeira vez no muro e nas proximidades do Residencial Agulhas Negras (RAN), no bairro Jardim Jalisco, em Resende, a Intervenção de Arte de Rua chegou no último dia 20 a sua segunda edição, na sede do Colégio Estadual João Maia, no Centro. O evento, idealizado pela curadora do evento, Vanda Perantoni, não apenas incentiva a intervenção artística por parte dos grafiteiros, dando um toque de beleza à cidade, como também de dançarinos do hip hop, artistas da discotecagem e por atletas de esportes radicais como o skate.

— Ano passado eu soube que o muro lateral do residencial estava sendo reformado, e lancei a ideia de se utilizar os 100 m do espaço para uma ação artística com grafiteiros (artistas que utilizam o grafitti como uma técnica artística). Foi então que a síndica do prédio apoiou essa ideia e conseguiu reunir o comércio local para patrocinar esse evento – revela a curadora.

Na ocasião, o comércio custeou as tintas utilizadas na grafitagem do muro, e inicialmente 11 artistas estavam confirmados para o evento, mas no dia outros sete se juntaram ao grupo. “Ao percebermos o interesse e a aceitação do público, complementamos o nosso trabalho com a dança, a música e as manobras dos skatistas, e aproveitamos para apoiar esses artistas e a cultura do município. Isso resultou em um painel maravilhoso que se transformou o muro do residencial”, acrescenta Vanda.

A repercussão do evento fez com que a curadora fosse procurada por outros grupos interessados em participar da intervenção. Um desses interessados foi a direção do João Maia, através da diretora Miriam Gastão. Ela destacou o trabalho do artista Mad 77. “Adorei o trabalho que ele fez, se não me engano é de uma perereca (o autor da obra, no entanto, destacou que fez o grafitti de uma espécie de rã venenosa utilizada na Amazônia pelos índios para caça). Até chamei o pessoal do curso de Biologia para visitar!”

Leia mais e saiba como participar nas páginas do jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.