Vereadores derrubam veto a projeto de vagas em creches

Os vereadores da Câmara Municipal de Resende derrubaram, na noite do dia 24, o veto do prefeito José Rechuan Junior (PP) ao Projeto de Lei 08/14, por 11 votos a dois. O projeto estabelece prioridades para os filhos de mães empregadas na matrícula das creches da rede municipal, e foi criado com o objetivo de minimizar alguns problemas provenientes da falta de vagas nas creches de Resende. Neste mês, o problema chegou a ser objeto de um processo judicial, através do qual a Prefeitura de Resende foi obrigada a conseguir uma vaga para uma criança de dois anos, sob pena de multa diária.

A falta de vagas nas creches municipais vem sendo discutida desde o início deste ano. Segundo a prefeitura, 1.106 crianças estão matriculadas em 16 creches da cidade, mas há uma fila de espera de 1.036 crianças. Em muitas sessões os vereadores reclamavam de serem procurados por mães impossibilitadas de trabalhar por não terem com quem deixar os filhos. A partir de uma destas discussões, o vereador Luiz Fernando de Oliveira Pedra (PDT) apresentou o projeto de lei.

— O ideal era que tivéssemos vagas para todas as crianças, mas não temos, então precisamos estabelecer prioridades. Algumas mulheres são responsáveis pelo sustento de suas casas e precisam trabalhar, mas não tem com quem deixar os filhos, então, neste momento, elas são a prioridade – comentou Pedra, na ocasião.

Confira como foi a decisão dos vereadores nas páginas do jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.