Processo de cassação de Ypê volta ao TRE-RJ

O processo de cassação do prefeito de Itatiaia, Luis Carlos Ferreira Bastos, o Ypê (PP, na foto), e de seu vice, Edmar Barbosa da Silva (PP), retornará ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Essa foi a decisão do relator do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro Henrique Neves da Silva, tomada no dia 16 e divulgada no dia 21. Os dois são acusados de abuso de poder econômico e político e de autoridade e de conduta vedada a agente público.

O processo de cassação de Ypê começou em 2012 quando ele teria usado em sua propaganda política um caminhão que prestava serviços à prefeitura, além de supostamente ter pagado os serviços de campanha de uma outra empresa que também prestava serviços à prefeitura e aos candidatos com verbas públicas. Na época, a ação foi movida pela coligação adversária, Aliança Socialista, cujo candidato a prefeito era Almir Dumay.

O processo descreve que o prefeito e o vice teriam se aproveitado dos serviços custeados pela prefeitura para beneficiar suas candidaturas, que os funcionários e caminhões utilizados na campanha era da Tetsul Itatiaia Terraplanagem Ltda, empresa contratada pela prefeitura, que o mesmo carro de som envelopado para a campanha era usado para prestar serviços de sonorização para a prefeitura. Além disso, segundo o processo, os contratos que os dois afirmam terem celebrado em julho de 2012 tiveram suas assinaturas reconhecidas em cartório nos dias 23 e 24 de outubro de 2012, ou seja, após os dois terem sido notificados que estavam sendo investigados. O pagamento também teria sido realizado em parcela única, contrário do descrito no contrato.

Você pode gostar

One thought on “Processo de cassação de Ypê volta ao TRE-RJ

  1. Espero q os juizes q irão julgar esse prefeito sejam isento de politica partidária, pois parece q o crime no brasil compensa . Será q esse prefeito tá usando dinheiro do próprio bolso pra pagar a quantidade de advogados q ele tem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.