Acredite se Quiser

– Os vereadores da Câmara Municipal de Resende realizaram a sessão do dia 15 em cadeiras novas. Tão novas que quando eles chegaram ao plenário elas ainda estavam cobertas com um plástico. As cadeiras antigas estavam de fato precisando serem trocadas, mas resta saber se as novas foram compradas através de alguma licitação ou se são parte do tal mobiliário que – dizem – já estaria comprado para a nova Câmara, cuja construção foi anunciada em 2010, mas até hoje sem previsão de término.

– Cadeiras à parte, na mesma sessão os vereadores aprovaram em regime de urgência os Projetos de Lei 16/2014 e 17/2014, ambos de autoria do prefeito municipal. Eles autorizam o Poder Executivo a conceder readequação salarial correspondente à perda do poder aquisitivo dos efetivos e comissionados e tornam o índice concedido no artigo 2º da lei 3013/13 parte integrante do piso salarial dos profissionais da educação pública municipal, respectivamente. Em resumo, eles falam sobre o reajuste anual dos servidores municipais, de 7%, como o da Câmara, que dessa vez foi aprovado. Segundo os vereadores, o reajuste já virá na folha de pagamentos deste mês. Vamos ver se a transparência do Governo Rechuan já atualizou os valores dos novos salários em seu “Portal da Transparência”.

– O projeto ainda sem total entendimento da sessão, também de autoria do prefeito municipal, foi o 015/2014, que deu entrada na Casa neste dia. Ele institui o Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais, que visa remunerar os proprietários de áreas rurais que usem parte de seu território para “preservação e conservação de serviços ecossistêmicos”. O projeto seguiu para análise da consultoria jurídica da Casa.

– E a discussão da sessão, mais uma vez, iniciada pela vereadora Soraia Balieiro (PSB), foi sobre requerimentos para trazer políticos em campanha para a cidade. Ela entrou com um requerimento pedindo que o deputado federal Glauber Braga, coincidentemente do partido dela e candidato a reeleição, vá à Casa esclarecer sobre o Plano Nacional de Educação, que ainda nem está pronto. Tiago Vieira, o Tisga (PPS), aproveitou o ensejo e sugeriu que o deputado estadual Comte Bittencourt, de seu partido e da Comissão de Educação da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), também comparecesse ao encontro. Foi Silvio da Fonseca, o Tivo (PP), quem deu o sinal vermelho, apontando que, em ano de eleição, ficar fazendo requerimento para trazer integrante do partido não era indicado e que ele não se sentiria bem votando a favor do requerimento. Depois de muito bate boca, Soraia acabou retirando o requerimento.

– Já na sessão do dia 20, o vereador Jeremias Casemiro, o Mirim (Solidariedade), que andava sumido devido a problemas de saúde – estava “na cama”, como mencionou o colega de partido Carlos Augusto de Lima, o Barra Mansa (Solidariedade) – “chegou chegando”. O primeiro requerimento do dia, de número 40/2014, de autoria de Mirim, questionava o prefeito e o secretário de Saúde sobre o desvio de medicamentos do Hospital de Emergência, denunciado pelo jornal BEIRA-RIO. O vereador quer saber que providências foram tomadas em relação ao caso e como é feito o controle. Boa vereador!

– Em seguida, seu segundo requerimento era dirigido à empresa São Miguel, a respeito da renovação da frota da empresa. Entre as perguntas, ele questiona quantos veículos foram comprados de 2009 a 2014 e quantos foram comprados no período ano a ano, quanto a empresa investiu em seus equipamentos e a relação de todos os veículos comprados no período, com a descrição e o número das placas. Tiago Forastieri (PSC) parabenizou o colega e sugeriu que ele perguntasse também sobre a existência de ônibus reserva, caso um dos veículos quebre, já que soube que quando o veículo para de funcionar os usuários têm que esperar um longo tempo até que chegue o próximo. Boa mais uma vez. Poxa… Se o vereador for mais presente…

– O vereador Irâni Ângelo (PROS) anunciou que seu partido realizou eleições para compor a executiva municipal, oficializando o grupo, e que ele foi escolhido como o presidente da sigla. Ele reafirmou que a ideologia do partido é a redução da carga tributária, mas ainda não anunciou nada sobre o pleito deste ano (corre à boca pequena que o partido teria interesse em lançar o vereador nas eleições deste ano).

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.