Novos sabores da culinária nordestina

Foi-se o tempo que a gastronomia do Nordeste se resumia às baianas do acarajé e às tapioqueiras de Pernambuco. Ambos os estados cresceram muito e suas receitas ganharam prestígio internacional. Mas ali perto tem um estado vem se desenvolvendo a olhos vistos e oferecendo novos sabores ao Brasil: a Paraíba, com produtos únicos, chefs interessados em divulgar sua terra e um gostinho que só aquele canto tem.

À frente de todo esse trabalho está o chef Onildo Rocha, do Roccia Cozinha Contemporânea, que faz alta gastronomia para estrangeiro nenhum botar defeito. Além de comandar o bufê mais concorrido da cidade, o chef está ensinando o povo paraibano a comer pratos de qualidade com um requinte que, às vezes, até fora do Nordeste é difícil assimilar.

Seu novo menu degustação tem pratos como o delicado ceviche de vieira sobre um cubo de melão com infusão de capim santo, arroz vermelho com queijo coalho, camarão VG e umbu-cajá e carne de sol com béarnaise de coentro. Os ingredientes ele compra com produtores locais, como o seu Dedé, que abandonou o emprego de torneiro mecânico para se dedicar ao plantio orgânico. “Alguém tem que se conscientizar e mudar essa realidade”, diz o agricultor, que vende quase meia centena de produtos nas feiras locais e para chefs da região.

Conheça outras delícias da Paraíba no jornal BEIRA-RIO. Assine já!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.