Paz começa em casa

O projeto “Viva Paz”,da Casa da Criança e do Adolescente, programa do município do Rio de Janeiro e que é patrocinado pelo programa Petrobrás de Desenvolvimento e Cidadania, foi apresentado dia 5, em evento que aconteceu na Câmara Municipal de Resende.

A gestora do projeto no estado do Rio de Janeiro e Presidente da Casa da Criança e do Adolescente, Irmã Elizabete, apresentou a proposta ao município de Resende, que aceitou. Segundo a gestora, muitas crianças e adolescentes sofrem maus tratos no ambiente doméstico e esse ato de violência modifica a vida da pessoa, e acaba interferindo na conduta do mesmo no que se refere ao seu papel na sociedade. Um dos principais problemas apresentados como conseqüência dos maus tratos no ambiente familiar é questão da fala. Muitas crianças e adolescentes, por medo ou ameaça de seus genitores (pais), ficam cada vez mais calada e reservada, apresentando dificuldade de comunicação dentro de sua área de convívio.

Para ela, o projeto será um instrumento de combate a violência no município, e destacou o princípio  fundamental do projeto: a prevenção da violência, criando na sociedade uma cultura de paz, o hábito de cultivar a paz. “O objetivo do projeto é criar uma cultura de paz: paz dentro da gente em primeiro lugar, paz em casa, na sua rua, no seu bairro, no seu município e por ai vai. A mudança tem que partir de dentro de nós.”, disse a gestora do projeto.

Leia mais sobre a apresentação do projeto. Assine o jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.