Laís Amaral

Lendas e verdades do futebol de Resende
Os ‘antigos’ relatam fatos épicos e histórias românticas do tempo em que o  futebol de Resende era recheado de craques e personagens reais e imaginários. Muitos deles habitam hoje o país das lembranças onde tudo é possível. Corria o ano de 1956 e o Colégio Dom Bosco tradicional reduto da classe média da cidade, planejara estrear o novo e vistoso uniforme do seu time de futebol, nas cores vermelha, branca e laranja, num jogo que tivesse o peso que exigia a novidade. E foi marcada uma partida amistosa contra o então poderoso time juvenil do Resende FC. José Fernando que montara o time do colégio para o desafio não poderia esperar resultado mais desastroso contra o forte esquadrão alvinegro que tinha em suas fileiras craques do naipe de Marinho, Gulino e outros nem tanto como o sempre elegante João Bosco de Azevedo no gol e na frente o impetuoso centroavante Marco Antonio Bernardi. Resultado do desastre: 10 a 2 para o Resende. Com cinco gols de Marco Antonio, que inclusive cursava o Científico no Dom Bosco. O desdobramento da história chegou até o gabinete de João Vilela que decepcionado com o “ato de traição” por parte Marco Antonio, por pouco não o expulsa do colégio.          

Documentário homenageia Claudionor Rosa 
Claudionor Rosa está sendo homenageado pelo professor Washington Lemos que realizou o documentário “Claudionor Rosa – Coisa Nossa”, que foi exibido nessa segunda-feira no plenário da Câmara Municipal de Resende. No filme de 27 minutos de duração, o ‘Preto Velho’ fala da sua vida, da cultura e, principalmente de Resende, conhecedor que é de aspectos marcantes da alma da cidade. O documentário, sem roteiro pré-estabelecido, é uma peça simples, baseado no depoimento de Claudionor, a partir de perguntas de jornalistas ou não, da sociedade local, que não aparecem no vídeo, como Gustavo Praça, Virginia Calaes e João Alberto Stagi. O trabalho de WL tem caráter de documento, que se não tão aprofundado,  oportuno pela abordagem de questões que crescem em relevância num momento em que Resende parece caminhar mais aceleradamente para um outro patamar. Como Claudionor sublinhou na conversa após a exibição do filme, há uma preocupação que deve ser de todos, da sociedade em geral, e não apenas dos governantes, que é a de fazer de Resende uma grande cidade e não apenas mais uma cidade grande. Washington Lemos prometeu colocar o documentário no Youtube, já.              

TRIPA
* O Soçaite Quarentão da AABB entra em sua fase decisiva, com a 5ª e rodada final da fase de classificação marcada para esta quinta-feira, dia 15, feriado. Jogam Ipiranga x Alambari (8h30), Casa da Lua x Brameiros (10h) e Sítio x Turma da Pelada (11h15). No domingo jogam pelas semifinais às 9 horas o 1º colocado contra o 4º colocado, e às 10h30 o 2º colocado contra o 3º colocado. Os jogos de domingo passado apresentaram os seguintes resultados:  Sítio 2 x 2 Brameiros, Turma da Pelada 1 x 0 Ipiranga e Casa da Lua 3 x 0 Alambari. A Casa da Lua lidera com 10 pontos. Em seguida vem Turma da Pelada e Alambari com 7 e Sítio com 5 pontos. Pelo Soçaite Sessentão jogaram Turma da Pelada e Sitio que empataram em 2 a 2. Agora só tem jogo pelo Sessentão no dia 25 às 9 horas: Turma da Pelada x Ciman * O Grêmio Literário de Resende promove no próximo dia 23, às 19h30 na Casa da Amizade, no centro, a 32ª edição dos Jogos Florais. É a resistência cultural tendo como base a poesia. Estão todos convidados, entrada franca * Segundo me informou a Leila Pena, já foi definido o local para a última reunião de confraternização do ano dos  membros da diretoria da Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro, da qual ela faz parte. A confraternização será no Centro de Estudos do Samer Hospital, no próximo dia 23 das 9h30m às 12h * Clayton Conservani deu o ar da graça sábado passado à premiação dos Destaques Culturais do ano e recebeu o Prêmio Macedo Miranda na categoria audiovisual. Sempre muito simpático, Clayton, acompanhado da mãe agradeceu e se disse honrado com a premiação em sua cidade. No dia 19, semana que vem, ele estará em Nova York. Seu ‘Planeta Extremo’ foi indicado ao ‘Emmy Internacional’ na categoria, documentário sem roteiro. O Emmy é o Oscar da TV mundial. Boa sorte ao Clayton e um abraço à família Conservani * No blog bocadesiri-lais.blogspot, a entrevista que o jurista alemão Claus Roxin concedeu à Folha de São Paulo sobre uso da sua teoria do ‘domínio do fato’, por parte do STF no julgamento do chamado mensalão.    

ANIVERSÁRIOS
Na terça, dia 13, mudaram de idade a Ana Helena, filha dos amigos Gina e  Cassiano e o “Urubu Rei”, o coronel Marco Antonio Bernardi, que continua como instrutor de vôo e esse ano já solou dois pilotos. Embora quisesse estar voando ainda mais. Neste sábado, quem sopra velinhas é a minha amigona Marisa Dias de Carvalho, que vai comemorar na casa do pai no sertão a caminho de Bocaina de Minas. No dia seguinte (18) fica mais experiente o meu grande amigo e feliz tricolor, José Macedo. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.