Desde o dia 1º de abril voltei às ondas do rádio. Isso mesmo! Agora de 12 às 13h diariamente tenho um microfone aberto para trazer um pouco mais de informação e abrir espaço às participações populares. Já trabalhei antes na Rádio Resende, por cinco anos, apresentando o programa Comando da Cidade. Naquele tempo, um programa mais longo com espaço para vários quadros e entrevistas. Agora, uma hora, mas que, na minha opinião, é suficiente para difundir o trabalho que tenho como objetivo profissional que não é de apenas informar, mas de proporcionar meios para que as pessoas possam buscar outros caminhos de informação e assim tirarem suas próprias conclusões.
Agradeço a confiança do diretor e dono da rádio, Luis Fontes em permitir que esse espaço seja usado a favor das pessoas que não têm dinheiro para pagar propaganda ou força para levarem suas prioridades até onde é preciso. Os meios de comunicação existem para isso, trazer o que geralmente, as autoridades não querem que seja dito ou mostrado e quem me conhece sabe que a conquista de mais esse espaço para a causa da transparência e controle social é fundamental para mostrar o que querem esconder.
O programa é baseado, principalmente, nos fatos de Resende, nos fatos políticos e nas coisas públicas. Sou incansável no trabalho de multiplicar os meios que as pessoas podem utilizar para deixarem de ser enganadas e assim terem uma participação diferenciada junto à sua comunidade.
Este trabalho tem resultados e eles já começam aparecer. Veja o caso da Lagoa da Turfeira, uma outra luta que o jornal BEIRA-RIO participou e colaborou na mobilização. Leia no site do BEIRA-RIO (www.jornalbeirario.com.br), o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre Ministérios Públicos Federal, Estadual, Nissan, Inea e Codin para recuperar aquela área que quase foi extinta com a instalação da fábrica. Agora a Nissan se comprometeu em transformar o local em Unidade de Conservação, o que significa recuperar parte dos danos e construir novas formas de vida no banhado que ganhou a simpatia do resendense no movimento SOS Lagoa da Turfeira.
Nissan Sim, Turfeira também! Foi o slogan do movimento que ganhou o mundo. Sim, várias entidades internacionais souberam do movimento, assim como parte da imprensa brasileira que citou o caso algumas vezes. Tudo isso colaborou para esse passo importante e que agora, ficamos na torcida para que seja cumprido e com celeridade.
Muitos outros resultados positivos estão chegando por aí, alguns demoram um pouco mais é verdade, e é por isso que precisamos conquistar os espaços e chamar todos à participação.
Deixo aqui o convite para que hoje e todos os dias (de segunda a sexta) você ligue a Rádio Resende, às 12h e, logo após o informativo das 12, chego eu com muitas informações de como podemos ser parte integrante desta nossa sociedade e não apenas mais um. Como também fica o convite para que você participe do programa que só tem sentido se tiver participação do povo.
E como é de costume, ainda que me chamem de doida, sem travas na língua, vamos colocar a boca no trombone e quem tem ouvidos que nos ouça e quem tem que prestar contas que o faça. Nosso trabalho não é para atingir A ou B, mas para falar do que é nosso. Simples assim.
Ana Lúcia
editora do jornal BEIRA-RIO
analucia@jornalbeirario.com.br

