Voluntários recolhem lixo na beira rio

Ao menos uma vez por mês, há aproximadamente um ano, é possível ver voluntários recolhendo o lixo na beira rio, em Resende. O trabalho acontece mensalmente, sempre nas manhãs de domingo. Eles são coordenados por um homem de olhos puxados e, chegando mais perto do grupo, é possível ver que alguns falam português, outros japonês e mesmo assim eles se entendem.

– Começamos em abril. Eu fazia a mesma atividade no Japão e trouxe de lá as pinças e sacos. Começamos em quatro pessoas e hoje já somos mais de 20 – comemorou o chefe do grupo, o japonês Tomohiko Takeuchi, que trabalha na área de logística em uma montadora de automóveis da cidade.

Um dos primeiros integrar o grupo que fazia a coleta, o engenheiro Kazuki Okada, explicou que como não há uma data específica para fazer o trabalho, os encontros são marcados através de uma página no Facebook. Ele também trabalha na montadora e já conhecia o trabalho de Takeuchi no Japão.

– Às vezes fazemos a limpeza uma vez a cada duas semanas. Aqui tem bastante lixo. Marcamos pelo Facebook e hoje já tem mais de 20 pessoas  – reforçou o engenheiro, enquanto pegava com a pinça um papel de bala que alguém havia jogado no calçadão.

O trabalho chamou atenção inicialmente dos próprios resendenses, que acabaram aderindo à causa.

– A gente viu o japonês, que é o coordenador do projeto, fazendo e viemos também ajudar. Ele empresta as ferramentas, a gente marca aqui e pega. Ninguém fala japonês, mas na hora a gente se entende – disse a psicóloga Cíntia Gastão, uma das voluntárias do grupo, que também tem engenheiros ambientais e estudantes.

No final do trabalho, todas as latas, garrafas e papeis que foram catados e colocados nos sacos de lixo são encaminhados para uma cooperativa de reciclagem da cidade para que eles o separem e façam a destinação adequada. Eles também sempre tiram uma fotografia para comemorar que o trabalho do dia foi concluído.

Você pode gostar

6 thoughts on “Voluntários recolhem lixo na beira rio

  1. Obrigado aos japoneses, que através de seu esforço, estão tentando mostrar um pouco de civilidade aos brasileiros, que vivem na idade da pedra. Ainda tem quem faça critica a uma atitude dessa. E aí poder público, cadê sua participação, ajude a mostrar que a beira rio não é lixeira e nem banheiro de cães. Cadê a guarda municipal. Aquele local também é um patrimônio público.

  2. Parabéns aos japoneses e ao resendenses que aderiram ao projeto. Sempre que faço trilhas trago algum lixo que encontro no caminho nas matas.

  3. Fala serio este povinho de Resende….uma vez por mês…ha vai tomar vergonha nesta cara .
    por que não fazem isso em todos os bairro ruas de Resende.
    mas não querem mesmo e só colocar a social nestas ruas e tirar fotinhos para….faz me rir
    sociedade porca mesmo…..

  4. Se essa moda pega vai ter gente comendo carne de cachorro também !!!!!! Não é a toa que os brasileiros são chamados de macacos de imitação, falta é vergonha na cara !!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.