O Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do Rio de Janeiro (IFRJ) já iniciou este mês as obras de adequação do Grêmio de Subtenentes e Sargentos das Agulhas Negras (GSSAN), para instalação do seu campus no município. A unidade, que inicialmente oferecerá formação em cursos técnicos, tem previsão para ficar pronta no final de março, para que as aulas tenham início em abril.
A reforma começou pelo térreo onde funcionava a área social do clube. No espaço está sendo feita a colocação de divisórias para a criação de salas de aula, laboratório de informática, setor administrativo, biblioteca e sala de professores. Os serviços representam a primeira etapa das obras, que englobam ainda a limpeza e pintura de um galpão que abrigará aulas práticas dos cursos, além da adaptação dos banheiros e reforma do telhado.
O pólo Resende vai começar a funcionar com a oferta do curso de Técnico de Segurança do Trabalho, que oferecerá 36 vagas. O edital para o processo seletivo, com datas de provas, ainda será divulgado pelo Instituto. As obras de adequação das demais áreas do GSSAN continuam no decorrer do ano, pois o objetivo é ampliar a estrutura para receber novos cursos. Entre eles já está previsto o de Eletromecânica.
– Nossa expectativa é que no primeiro ano de funcionamento o campus possa atender cerca de 110 alunos, e no futuro, em três e quatro anos, uma média de 1.000 estudantes – ressalta o diretor administrativo do IFRJ no Campus Volta Redonda, Francisco Esteves.
Fonte: PMR


