Vacina antifumo em fase de testes

“Nos últimos 20 anos, o número de tabagistas no país caiu pela metade, mas, se colocarmos isso em valores absolutos, ainda são mais de 20 milhões de cidadãos fumando”, analisa o pneumologista Ricardo Henrique Meirelles, da Divisão de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional de Câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 6 milhões de indivíduos morrem todo ano exclusivamente devido ao vício. “Trata-se de uma doença crônica, que apresenta altas taxas de recaída”, afirma Eurico Correia, diretor médico da Pfizer Brasil.

É por isso que a farmacêutica com base nos Estados Unidos desenvolve uma vacina terapêutica para acabar com a dependência de nicotina – uma das mais de 4.700 substâncias presentes no cigarro e a responsável pelo prazer ao inalar e soltar fumaça. A ideia desse modelo de tratamento é impedir a molécula viciante de chegar ao cérebro, onde ela estimula a liberação de dopamina, o neurotransmissor por tráOs violeiros de Resendes daquela sensação de bem-estar.

Saiba mais sobre essa pesquisa no jornal BEIRA-RIO. Nas bancas!

Você pode gostar

One thought on “Vacina antifumo em fase de testes

  1. Deixem de demagogia, o que tem que ser feito é um cigarro com menos poluentes e fuma quem quiser fumar. Não vejo certo o governo querer atribuir prejuízos ao departamento de saúde, quando fumantes precisam de serem tratados. O dinheiro para tal, vem dos impostos que fumantes também pagam. E mais, é para nós contribuintes que qualquer orgão público deve funcionar e ajudar a resolver nosso problemas. Não acho que o tabagismo seja questão de saúde pública, e sim os legisladores que são quase sempre incapazes, mal orientados e quando não, só pensam em seus próprios interesses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.