Porto Real realiza dia mundial de luta contra a Hanseníase

O município de Porto real promove entre os dias 20 a 26 deste mês, o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase. Durante este período será distribuído material educativo e haverá equipes que farão a conscientização sobre a doença, em todas as unidades de saúde.

 “Qualquer lesão de pele com alteração de sensibilidade deve ser investigada. A hanseníase tem cura. Porém, quanto mais tempo demorar o tratamento, mais avançada a doença fica, podendo causar deformidades físicas”, destaca a coordenadora de Vigilância em Saúde, Kátia Virgílio.

A hanseníase é transmitida por meio das vias respiratórias: tosse e espirro, através do bacilo Mycobacterium leprae. É uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas e pés, rosto, orelhas, costas, nádegas. Os principais sintomas são: uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, dor ou tato; caroços e inchaços no corpo, em alguns casos avermelhadas e doloridas; engrossamento do nervo que passa no cotovelo, com perda de sensibilidade e/ou diminuição de força no quinto dedo; áreas com diminuição dos pelos e do suor; dor e sensação de choque; fisgadas nos nervos dos braços, mãos e pés. Além disso, caso ocorra queimadura ou corte e não haja dor, isso pode ser um dos sintomas da doença.

 O tratamento da doença é feito pelo SUS, totalmente gratuito. No caso de suspeita de contaminação, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, para devidas orientações. Porto Real registra um número baixo, que a secretaria de Saúde espera erradicar. Em média, tem sido detectado um caso por ano.

Fonte: PMPR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.