Palestra e café da manhã no último dia do Novembro Azul

Foi encerrada, na manhã desta sexta-feira, dia 29, a campanha Novembro Azul, realizada no Hospital Municipal São Francisco de Assis.  Todas as pessoas que compareceram ao hospital para fazer exames de sangue, foram convidadas a assistir à palestra de prevenção ao câncer de próstata, proferida pelo enfermeiro Emerson Alves Lacerda. O trabalho é realizado uma vez ao ano e visa orientar a população sobre a importância da prevenção e sugerir que procure o Programa Saúde da Família do seu bairro. O posto encaminha o usuário ao especialista para fazer o exame de toque retal e o PSA.

Segundo a diretora administrativa do hospital, Débora Alves, os homens têm dificuldade em procurar um médico, fazer coleta de sangue e até mesmo o exame. “Aqui nós não temos um número alarmante, mas acreditamos que pode ser maior justamente porque muitos homens não  buscam informação ou ajuda. O tratamento é feito fora do município.

Todos os anos, mais de 200 mil homens são atingidos pelo câncer de próstata e 28 mil morrem em decorrência da doença em todo o país.  Muitos doentes não apresentam sintomas enquanto que em outros casos, a doença exibe rápido desenvolvimento metastático, levando à morte rapidamente. Homens com mais de 50 anos devem dar atenção maior à prevenção anual. “A prevenção é a melhor forma que existe para não deixar a doença avançar”, diz Débora.

Ao final da palestra, os presentes ganharam um delicioso café da manhã.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.