Operação Guardião realiza combate ao Aedes em Resende

operacao2Neste sábado, dia 13, é o Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. Em Resende, os trabalhos estão acontecendo através da Operação Guardião, realizada pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em parceria com a Superintendência de Vigilância Sanitária do município e a Cruz Vermelha (foto).

A operação se encontra na segunda etapa, onde um efetivo das três parceiras estão realizando uma campanha de mobilização nas ruas do Manejo, Campos Elíseos (Calçadão), Centro (próximo ao shopping) e Paraíso e comunidades vizinhas (Cabral, Alambari, Morro do Cruzeiro e Castelo Branco).

O último bairro citado foi o que teve o maior número de casos de dengue notificados este ano, e por isso foi a área escolhida para os trabalhos de mutirão, que integrarão a terceira etapa, onde acontecerá nesta segunda, dia 15, o combate ao mosquito nas residências.

Na segunda etapa, segundo o superintendente de Vigilância Sanitária de Resende, Rafael Rezende de Carvalho, um efetivo formado por 10 vigilantes sanitários e 15 agentes comunitários estão trabalhando na distribuição de panfletos e orientando os moradores nas ruas e nas residências para a importância de se receber o agente de saúde para o combate ao mosquito. “Estamos em todos esses locais passando ao público para que todos entendam o que está acontecendo para conquistar a confiança da população e esta nos deixar fazer o serviço”, diz o superintendente.

operacao3Junto com eles, também participam desse mutirão um grupo de 50 voluntários da Cruz Vermelha e outros 1,5 mil militares da Aman. Na parte da manhã, alguns soldados da Aman e uma agente de saúde da superintendência visitavam as casas na Rua Dom Bosco, entre elas a do aposentado Ozório Pereira de Carvalho (na foto). “O pessoal esteve aqui em minha casa pra avisar sobre o mutirão de segunda e só encontrou um copinho de refresco jogado aqui no quintal, mas já joguei no lixo. Aqui nem pernilongo tem pra me incomodar, estou sempre limpando tudo”, diz o aposentado,que recebeu a última visita dos agentes de saúde no ano passado.

OPERAÇÃO GUARDIÃO
A Operação Guardião, de acordo com o setor de Relações Públicas da Aman, acontece simultaneamente nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e teve a primeira etapa realizada nos quarteis das Forças Armadas. Neste sábado, acontece a panfletagem, e durante a semana, a terceira etapa, na qual acontece o combate ao mosquito nas residências. A segunda etapa termina no final da tarde deste sábado.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.