Defesa Civil realiza simulação de acidente geológico

Na manhã desta terça-feira, dia 12, a Defesa Civil de Resende realizou no bairro Surubi Velho uma simulação de acidente geológico. A operação, que integrou vários órgãos da Prefeitura Municipal de Resende e a Academia Militar das Agulhas Negras, teve por objetivo analisar o tempo de resposta dos órgãos envolvidos em caso de um desastre natural.

 “É um exercício simulado de um desastre natural. Uma evacuação de um possível escorregamento de terra em massa nesse setor. A importância da operação é ter como mensurar o tempo de resposta de todos os órgãos envolvidos, para poder analisar a efetividade dos mesmos.”, disse o coordenador da operação, Paulo Lacerda, 34.

 Na primeira etapa da operação, psicólogos e assistentes sociais foram na casa de  dez famílias de áreas de risco convidando-os a  participar da atividade. Por volta das 10h, horário de início da operação, as famílias foram até o campo de futebol do bairro Surubi, onde estava instalado um posto de atendimento da Defesa Civil para realizar um cadastro; em seguida encaminhadas para um ônibus e conduzidas até a Escola Júlio Verne. O tempo máximo para que as atividades fossem realizadas era de 30 minutos.

 A moradora do bairro Maria de Fátima da Silva, 52, destacou a importância da simulação. “Já aconteceu deslizamentos no bairro que já derrubaram casas, essa ação preventiva irá orientar as pessoas na hora de agir em caso de um acidente”.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.