Resende, Cidade Aventura
Que tal um festival de balonismo em Resende? Fantástico, não? Pois é. Essa loucura maravilhosa já tem data: dias 8 e 9 de agosto. É que acaba de ser aprovado um projeto pela lei municipal de incentivo ao esporte que vai poder viabilizar a iniciativa que é da jovem Associação de Hotéis de Resende. E já há empresas poderosas interessadas no patrocínio. O balonismo tem tudo a ver com uma região como a nossa. A notícia foi dada pelo Eduardo Lemos, da associação de hotéis, e membro do Conselho Municipal de Turismo, na reunião do órgão, nessa quarta-feira. “Esse é o primeiro festival de balonismo, porque queremos ano que vem fazer o segundo e, caso pegue, criarmos essa tradição em Resende”, disse Eduardo. Serão dez balões nesses dois dias colorindo o céu durante o dia, encantando as noites com o Night Glow (balões iluminados como gigantescas lanternas). Agosto ainda está no período de estiagem, o tempo estará firme e a iniciativa tem tudo para ser um sucesso. E desse jeito, mais um esporte radical chega para se juntar aos já praticados na cidade, fortalecendo o perfil cada vez mais nítido do viés turístico que é uma vocação indiscutível de Resende: o turismo de aventura junto à natureza. A Secretaria Municipal de Esportes tem tido um papel fundamental focando nos esportes que agregam valores ao Turismo.
Feira Sertaneja, 10 horas da Resende rural
Esse papo de vocação de Resende é antigo, e nos últimos tempos uma tendência que se consolida associa o município a um futuro industrial. Diz-se que Resende é uma cidade industrial, polo metal mecânico e outras coisas mais. Não aceito o rótulo, como ficou claro na nota anterior. Resende tem outras caras. Tem potencial para o turismo de aventura, que precisa ser desenvolvido. E também não podemos negar o seu lado caipira, interiorano, simples, rural. E neste domingo, dia 18, acontece no Parque de Exposições a 37ª Feira Sertaneja. É a expressão concreta de uma dessas múltiplas faces de Resende. E será um domingo ‘enfezado’. Olha só: seresteiros, violeiros, MPB, forró com Cezinha e Banda, artesanato, comidas típicas, produtos rurais, brinquedos para crianças e ações de cidadania com a participação da Universidade de Barra Mansa, aferição de pressão, medição de glicose, etc. E no fim da tarde o tradicional ‘bailão’. A feira vai das 9h às 19h, com entrada franca.
TRIPA
* Hoje, dia 16, o deputado estadual Chico Alencar lança em Resende o seu livro ‘A Rua, a Nação e o Sonho’, na Livraria Resenbook, no Resende Shopping, às 19h30 * Mas a grande atração desta sexta-feira, em se tratando de política, é a presença do senador e pré-candidato ao Governo do Estado pelo PT, Lindberg Farias, às 19h na AEDB (Faculdades Dom Bosco) * Sintonize na Internet na ‘resendetv.com’ o documentário feito João Saboia sobre a gravação do ‘Hino a Resende’ ocorrido semana passada, no teatro monumental da Aman, com a participação da Banda da Academia e dos corais ‘Resencanto’ (formado por funcionários da Prefeitura) e ‘Arte&Emoção’ (da Casa da Cultura), regidos pela maestrina Alile Cuoco. Neste sábado, dia 17, o programa ‘Rio Sul Revista’, da TV Rio Sul, também exibe uma reportagem sobre a gravação do hino * O Grêmio Literário de Resende promove amanhã, dia 17, uma reunião alusiva ao ‘13 de Maio’ (abolição da escravatura). Na ocasião será divulgado o tema dos Jogos Florais de 2014. Como nos encontros anteriores, os homens levam refrigerantes e as mulheres salgadinhos. Local: Colégio João Maia, às 14h. É mais uma do ‘Preto Velho’ Claudionor Rosa. * As Memórias Desordenadas voltam semana que vem. Agora em ordem alfabética.
ANIVERSÁRIOS
Quem mudou de idade nessa terça-feira, dia 13 de maio, foi o André Whately. Comemorou com parentes e amigos. E foi uma delícia ouvir a prosa imperdível do irmão mais velho do André, o Luiz Geraldo. Aliás, prosa e verso. Show. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.