A arte do improviso teatral no Festan

Começou neste sábado, dia 5, o Festival de Teatro das Agulhas Negras (Festan), com a apresentação do espetáculo “Doutor”, na Cohab de Engenheiro Passos, em Resende. Mas antes da apresentação, o Festan começou a promover na manhã do mesmo dia, no Espaço Z, no Centro de Resende, a oficina de Improvisação Teatral, com o ator e roteirista Rodrigo Amém (foto).

Os alunos da oficina estão aprendendo de forma divertida os fundamentos da improvisação teatral, e formarão uma equipe de teatro de improviso para a apresentação do próximo sábado, dia 12, contra a seleção brasileira, em Engenheiro Passos. A oficina termina às 18 horas deste domingo, dia 6, quando os escolhidos para a equipe serão anunciados.

Mas as oficinas continuam acontecendo ao longo do Festan, sempre das 8 às 12h, no Colégio Estadual Engenheiro Passos. Confira:

Dias 7 e 9 – Acrobacias: os alunos aprendem noções básicas de paradas de mãos, poses acrobáticas em duplas, trios, quartetos e pirâmides. O objetivo desta experiência é possibilitar a vivência e o aprimoramento de algumas acrobacias. Visa também o respeito, a cooperação e a confiança entre os praticantes, além da superação dos limites individuais e coletivos. Malabares: esta oficina visa o controle e a manipulação de pequenos objetos no ar, como lenço de tule, prato chinês, tecido de equilíbrio e bolas. Possibilita também o trabalho de coordenação motora e o convívio social.

Dia 8 – Montagem teatral: ministrada pelo ator, diretor e dramaturgo Toninho do Valle, ganhador de diversos prêmios do teatro brasileiro como o APCA, Shell, e Molière, esta oficina é um verdadeiro bate-papo sobre o teatro e sobre como montar uma peça.

Dia 10 – Perna de Pau: o objetivo desta oficina é desmitificar a perna de pau a partir do treino, da técnica, do trabalho da autoestima e da autoconfiança, superando alguns medos ao longo do processo. Com experiência de mais de dez anos ministrando estas aulas, os professores garantem um aproveitamento de 100% por parte dos alunos, que devem ser maiores de 12 anos.

Dia 11 – O Corpo que canta: Ministrada pela atriz, cantora e pianista Márciah Luna Cabral, bacharel em Música Popular Brasileira e especializada em Arte Terapia em Educação e Saúde, esta oficina promove exercícios específicos de técnicas respiratórias para o canto, introduz os alunos ao Método O Passo, promove audições individuais e apresentações a duas vozes ao final do curso.

ESPETÁCULO INFANTIL É ATRAÇÃO DESTE DOMINGO
Neste domingo, o distrito de Engenheiro Passos recebe o espetáculo infantil “Candim”, encenado por uma companhia teatral de Catanduva/SP, que conta da história de um menino simples, sonhador, de pés descalços e calças curtas que vive intensamente em sua cidade natal. E que é um pintor consagrado, premiado e que recorda seus tempos de menino do interior com emoção e lucidez. A apresentação tem entrada franca e acontece a partir das 20h30, no km 26 da Rodovia Rio Caxambú km 26 (Cohab). Outras informações no site www.festan.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.