Os violeiros de Resende

Durante um fim de tarde com ocorrência de chuva e temporais, um grupo formado por cerca de 18 violeiros se preparava no último dia 17 para o II Show de Violas, evento que seria a segunda apresentação da primeira Orquestra de Violas do Estado do Rio de Janeiro, no Clube Campestre Casa da Lua, formada no município de Resende através da Associação Folclórica e Cultural dos Sertanejos de Resende. Até que o mesmo temporal provocou queda na energia e adiou o evento para a próxima semana.

Mesmo assim, a equipe do jornal BEIRA-RIO teve a oportunidade de conhecer esses músicos, muitos deles com 40 a 50 anos de experiência no manejo de viola caipira e outros que estavam tocando instrumentos de corda como violão ou que nunca aprenderam a tocar viola ou qualquer tipo de instrumento anteriormente.

– A ideia de criar essa orquestra foi pelo fato de nossa região e de todo o estado do Rio de Janeiro carecer desse tipo de orquestra. E como Resende é o local de nossa região considerado o berço da viola caipira, então resolvemos criar esse grupo por aqui – conta o gerente cultural da associação, Paulino Barbosa.

Conheça a orquestra de violas de Resende no jornal BEIRA-RIO. Assine já!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.