Laís Amaral

Fernando Pamplona, um craque que mostrou outro olhar sobre o Carnaval
Morreu domingo passado, dia 29, o cenógrafo, produtor e  carnavalesco Fernando Pamplona, um dos homens de cultura que mais admirava, pela sua postura em defesa da autenticidade e da liberdade das nossas manifestações mais populares. Com destaque para o carnaval, logicamente. Foi dele que ouvi pela primeira vez, há muito tempo, uma clara análise sobre o desenvolvimento de um desfile de escola de samba e passei a ver ‘coisa’ com outros olhos. Depois de participar como jurado num desfile e ter se arrepiado com o Salgueiro, foi convidado para ser o carnavalesco da ‘vermelho e branca’, agremiação do coração dos amigos Zé Roberto Correia (muçum), Nice Pinheiro e Claudionor Rosa. Em 1960 ganhou o Carnaval com um enredo falando do Quilombo dos Palmeiras e a partir daí os enredos com temas afro-brasileiros se disseminaram pelas demais agremiações e pelos Carnavais. Foi um marco. Pamplona era botafoguense, mais um motivo para a afinidade. O conheci pessoalmente em Resende num aniversário comemorado na Fazenda Pindorama, do Daniel Fortes. Conheço suas filhas. A Consuelo que reside em Penedo e a Eneida que mora fora do Estado. Pamplona morreu de um câncer, considerado raro, e que fora diagnosticado há um mês. Perde a arte, perde o Carnaval, perde o pensamento lúcido, perde o Botafogo, perde o Salgueiro, perdemos todos nós. Que seja feliz por onde for.

Quarentão da AABB tem choque de líderes: Brameiros x Casa da Lua, neste domingo
Depois da mostra do poder de fogo dos ataques do  Brameiros, do Alambari e da Casa da Lua, parece que depois da segunda rodada da fase de classificação do Soçaite Quarentão da AABB, já pintam os favoritos à próxima fase da competição. Os resultados foram os seguintes: Brameiros 4 x 1 Amigos do Sítio, Casa da Lua 4 x 2 Turma da Pelada e Alambari 4 x 2 Ipiranga. A classificação está assim depois de duas rodadas: Brameiros e Casa da Lua empatados em primeiro com 6 pontos, Alambari e Amigos do Sítio em segundo com 3 pontos e ainda sem pontuar a Turma da Pelada e o Ipiranga. Os artilheiros são Ratumim (Amigos do Sítio) e Flavinho (Casa da Lua) com 3 gols cada. A terceira rodada neste domingo terá os seguintes jogos: Turma da Pelada e Ipiranga (8h45min); Casa da Lua e Brameiros no jogaço de líderes às 10 horas e Alambari x Amigos do Sítio, do meu chegado Álvaro, às 11 horas. Encontrei com o Vadão depois da estreia do Alambari com derrota e ele parecia tranquilo: “jogamos desfalcados porque a maioria estava na decisão do 45 do futebol de campo. Mas já vamos atropelar (dito e feito) essa mulambada. Vamos levar mais esse caneco”, disse ele com ar de profeta. A conferir.

TRIPA
* Amanhã (sábado, dia 5) tem mais uma edição do quentíssimo “Samba da Panela” no Zero Grau. Começa às 20 horas. Ótima pedida pra quem gosta de samba * Se foi mais uma Exapicor, uma das maiores festas populares do interior do estado, e mais uma vez uma multidão, gente de todas as idades, marcou presença. Destaque deste ano, em minha opinião, a diversidade de atrações de viés cultural. Isso vem crescendo nas últimas exposições. Se por um lado perdeu um pouco do traço da festa de peão boiadeiro com o fim dos rodeios, ganhou pela multiplicidade na oferta. Até eu cantei na Arena Cultural (não sozinho, claro, faço parte do coral da Prefeitura, que tem a Alile Cuoco como regente). Sobre o cancelamento do tradicional desfile do dia 29, transferido para este domingo, dia 6, na Avenida Rita Ferreira da Rocha (em frente à Prefeitura), defendo o posicionamento do professor Mário Rodrigues, secretário de educação da cidade. Foi um gesto de coerência cancelar o desfile. A chuva poderia não voltar, mas, o entorno estava impraticável para crianças, pessoas com deficiências, cadeirantes e até para o pessoal da terceira idade, que desfilariam. Ele pensou nessas pessoas * Livros: sábado passado, dia 27, foi lançado na Aman, o livro ‘Resende por Amor’, organizado por Ney Dantas. No domingo, Claudionor Rosa lançou na Exapicor o seu ‘Cordel do Centenário’, com versos falando de todos os prefeitos de Resende, desde o primeiro, Antonio Pereira Botafogo’ ao atual, Rechuan. Lembrando ainda que na abertura da exposição, dia 24, foi lançado o livro de poemas de Alfredo de Oliveira ‘Aqui e Tudo’ * Falando no Claudionor Rosa, esse incansável homem de cultura de nossa cidade, vem mostrando um fôlego infindável, agora também com uma frutífera fase de criação poética. Que continue assim!

ANIVERSÁRIOS
Na segunda-feira, dia 30, soprou velinhas a minha amiga Luciana Silva. Na terça, dia 1º de outubro, o Filipe Rebello inaugurou idade nova. Na quarta, dia 2, um trio bem legal ficou mais experiente: o Igor Pimenta, o ‘padre’ Luiz Rômulo e o João Francisco Souza (Kiko). Ontem (dia 3) a Elisangêla Almeida e a Tatiana Avelino receberam os ‘parabéns’. Amanhã (dia 5) a Beatriz Whately Villas-Boas, o Thiago Junior, a Preta Pretinha e o José Antonio Santos, o ‘Ed Murphy’ superintendente de ordem pública do município, contam mais uma não de vida. E no domingo, dia 6, A Mariza Sá e o Gui Rodrigues também mudam de idade. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.