Laís Amaral

Memórias desordenadas. Letra “H”, de Henfil ou: O Bêbado e a Equilibrista (1)
Recentemente abri um livro sobre bares históricos do Rio e logo no início uma foto me chamou atenção. Nela, o compositor e escritor Aldir Blanc abraça, emocionado, o saudoso humorista Henfil. De cara veio à mente a bela e fortíssima composição ‘O Bêbado e a Equilibrista’, dele (Aldir) e do João Bosco. Lembram-se daquele verso ?: “Que sonha, com a volta do irmão do Henfil, com tanta gente que partiu, num rabo de foguete”. O irmão do Henfil era o também saudoso Betinho, na época vivendo no exílio com tantos que foram num ‘rabo de foguete’. A música que é considerada um hino da Anistia também cita: “Choram Marias e Clarices” referência às viúvas, respectivamente, do operário Manoel Fiel Filho e do jornalista Wladimir Herzog, assassinados, sob tortura, nos porões da ditadura militar. A lembrança me motivou a retomar minhas memórias desordenadas, por coincidência, agora na letra “H”.

Memórias desordenadas. Letra “H”, de Henfil ou: O Bêbado e a Equilibrista (2)
Henfil era um humorista ácido e gentil. Detonava suas críticas por esses víeis em seus personagens marcantes como Fradim, Comprido, Graúna, Orelhana. Também popularizou o urubu como símbolo do Flamengo e sacaneou muito as outras torcidas nas páginas do Jornal dos Sports. Mas eu relevo. Certa vez numa pendenga com o poeta Ferreira Gullar que apoiava a pressa de Tancredo Neves em ser ungido como candidato das oposições no Colégio Eleitoral, disse que o político mineiro deveria ter herdado de Getúlio, não a caneta, mas o revolver. Entrevistei Henfil na Alerj, durante uma assembleia política. Ele já mancava um pouco e fazia uso de uma bengala, mas me atendeu com aquele sorrisão. Foi a entrevista que fiz que mais me tocou. Era um dos meus ídolos. A entrevista foi para um programa de rádio e ele espinafrou os chargistas que faziam humor à favor. Na época a moda era puxar o saco do Plano Cruzado, uma farsa para favorecer o PMDB nas eleições. Henfil descascou. Ele não perdoava. Que falta faz ! “A esperança equilibrista, sabe que o show de todo artista, tem que continuar”.

TRIPA
* Aí pessoal, o espetáculo ‘Tá Azor!’, inspirado em textos do instigante dramaturgo francês Antonin Artaud está de volta com o pessoal da Cia da Ação! Hoje (sexta, dia 19), amanhã e domingo às 20h30min no Galpão Espaço Mix, na Avenida Penedo 1450, em Penedo. No palco: Carla Biolchini, Kátia Costa, Mônica Izidoro e Fátima Colin. Roteiro e direção de Calé Miranda. Vale conferir * E o André Wharely que começou 2016 a todo vapor, manda também boas notícias das bandas do Penedo. Olha aí: o flautista Carlos Malta estará se apresentando hoje (sexta, dia 19) e amanhã no Jazz Village Bistrô (Penedo), às 21 horas. Malta faz uma releitura poética e jazzística do repertório da majestosa, Elis Regina. Seu CD “PIMENTA”, lançado em 2000 foi indicado pela revista Jazz Times como o melhor lançamento daquele ano. Já tendo se apresentado em Mogale City /África do Sul com público em praça pública de 5000 pessoas, New Orleans/E.U.A, e em festivais em todo o Brasil. O flautista vem difundindo a música do Brasil ao redor do planeta. No ano passado esteve em turnê pela Suécia e na Dinamarca. Com ele: Cliff Korman (piano), Augusto Mattoso (baixo acústico) e Renato Massa (bateria). Show !! Reservas pelo tels: 24-3351-1275 e 3351-1343 * Domingo, finalmente vou almoçar no ‘Ponto 107’, do Odylo e da Carmem. Agora de frente para a ferrovia. Visual inusitado * E falando em André Whately, ele voltou a dar aulas de teatro na Escola Atrium. As matrículas estão abertas para turmas de adultos.

ANIVERSARIANTES
Dia 11 o professor Julio Fidelis, mudou de idade. No dia 13, o Cesinha Braz ‘Simplício’, o Luis Brasileiro e a Amanda Elias. Dia 14, inauguraram idade nova a Ana Carolina Mattos, o Haroldo Ramos, o Filipe Cassani, a Andressa Gil, a Karol Rezende e o Ailton Marques. Dia 15, receberam os ‘parabéns’ a Ivone Carvalho, mãe da Carol Amaral, a Cristina Rabello, a Márcia Menandro, o Paulo Rocha e o Fernando Pineschi. Dia 16, o meu amigo Sylvio Costa e a Flavia Vallim também aniversariaram. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.