Campeão em casos de tuberculose

Conhecida como “o mal do século” desde o período romântico, há cerca de 200 anos, a tuberculose é, na verdade, o mal de muitos séculos. Uma das mais antigas doenças reconhecidas pelo homem, ainda hoje, em pleno segundo milênio, a doença mata, pelo menos, um milhão de pessoas por ano no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o 17º país com maior incidência de tuberculose entre os 22 países de alta carga. O panorama da doença no Rio é o mais preocupante. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Rio apresenta a maior incidência da doença. De acordo com dados preliminares, o estado registrou 14.039 casos de tuberculose em 2012 — em torno de 15% do total do país. E 52,94% dos registros se concentram na Cidade Maravilhosa. Por quê?

Doença associada aos centros urbanos, a tuberculose se relaciona à geografia e às condições de vida das cidades. O adensamento populacional e fatores relacionados à infraestrutura tornam os habitantes dos grandes centros urbanos mais vulneráveis à doença.

— Tuberculose é uma doença urbana. No estado do Rio, a maior parte dos casos se concentra na capital porque, além de apresentar densidade demográfica alta, a população vive aglomerada em muitos pontos da cidade. Isso aumenta o contato entre as pessoas e, consequentemente, facilita a transmissão da doença — explica a coordenadora do Programa deTuberculose da SES, a médica Ana Alice Pereira.

Confira essas estatísticas sobre a tuberculose nas páginas do jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.