Desrespeito às regras de distanciamento contra Covid-19 seguem na região

Por mais que autoridades da área da saúde apelem para os cuidados de prevenção ao novo coronavírus e os governos municipais cada vez mais aprovem decretos determinando restrições nos setores de comércio e turismo, entre eles a frequência de pessoas em locais públicos e eventos (fora as adaptações), a população segue desobedecendo essas regras região afora. Essa desobediência levou a Fiscalização de Postura e a Guarda Municipal, da Prefeitura de Barra Mansa, a punir dois estabelecimentos no último final de semana.

Dois bares tiveram que ser fechados nos bairros Ano Bom e Vila Nova, depois que excederam o horário permitido para o funcionamento, e terão que permanecer fechados durante sete dias. Ambos descumpriram o Decreto nº 9.934/20, em vigor desde a última sexta-feira, dia 21, que restringe temporariamente o horário de funcionamento deste tipo de comércio até às 23 horas, em função da Covid-19.

Essa regra também vale para restaurantes e estabelecimentos similares, que além do horário restrito,  só podem funcionar com 50% das mesas; locais com espaço para mais de 40 pessoas deverão aferir a temperatura de todos para permitir a entrada, impedindo aqueles que estiverem com febre. É proibido o consumo e colocação de mesas nas calçadas, mesmo os comércios que tenham autorização anterior do poder público. Não será permitida a permanência de clientes em pé no interior dos estabelecimentos.

O novo decreto, segundo a Prefeitura, mantém as medidas já impostas anteriormente, restringindo o horário de expediente dos estabelecimentos e determinando medidas de prevenção ao coronavírus, como forma de evitar a propagação da doença e preservar vidas. O documento estabelece que grandes redes de lojas de eletrodomésticos, por exemplo, podem funcionar de 7 às 15 horas, enquanto as demais lojas, de segunda à sexta-feira de 11 às 19h, e aos sábados, de 9 às 14h.

Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado neste domingo, dia 23, o município regsistra no momento 91 mortes pela Covid-19, sendo que o número de casos positivos é de 2.373 (com sete internados em tratamento e outros 1.941 já recuperados.

Fotos: Divulgação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.