Nacional Kid e seleção só mentira, só ilusão
No final da tarde dessa segunda-feira encontrei os amigos Márcio e Malafronte na padaria do Fofo. Depois do café a conversa foi esticada um pouco mais e, de repente, estávamos falando do Nacional Kid, o herói japonês que encantara nossas gerações. Passada a rápida e rasteira nostalgia, lembramos o quanto fomos iludidos pelo super-homem nipônico que, na verdade não estava aí para salvar a Terra de invasores alienígenas ou de perigosos seres abissais. Esse avô do Jaspion era empregado de uma multinacional, fazia merchandising da National Eletronics (hoje, Panasonic) e a série servia para popularizar a marca e seus produtos, entre eles um radinho de pilha. Márcio ainda lembrou que numa das tomadas quando Nacional Kid (ou National Kid) voava sobre a cidade, aparecia lá embaixo uma fábrica da multinacional. Que descaramento. E nós torcendo contra os pobres incas venuzianos, que vinham nos ensinar a preservar nosso planeta da autodestruição e contra os seres abissais que já na época levantavam a bandeira contra a poluição do mar e sua fauna. Que coisa! Mas isso vem de longe. Aprendemos com nossos pais, também encantados pela magia cinematográfica, a torcer por Bufalo Bill e pelo 7º de Cavalaria contra os índios e os mexicanos, que apenas defendiam o direito de viver em suas terras. Antes tarde do que nunca. A conversa acabou e nos despedimos mas ainda deu para o Malafronte, depois de consultar a TV da padaria, dizer que a Rússia ganhava o Brasil por 1 x 0 aos 30 minutos. Sai pensando com meus botões: caramba! seleção brasileira, outro engodo, outra mentirinha que nos pregaram na infância.
‘Colegas’, um belo filme
Mas, já que falei em cinema, essa fábrica de magias e ilusões (que eu adoro), vamos nessa: registro aqui minha grande satisfação com o filme “Colegas”, que assisti na sala 2 do Resende Shopping domingo passado. Um amigo diria que é um enredo de “sessão da tarde”, pode ser, o que não tira suas qualidades. O filme do jovem diretor Marcelo Galvão, cujos protagonistas, um trio de artistas com síndrome de down, é muito bem feito, bem dirigido, um texto bem legal, trilha sonora com músicas do Raul Seixas, sempre bem colocadas, uma belezinha. Não é piegas, como muita gente poderia imaginar. Inclusive eu. Um filme brasileiro, que diferente dessa saraivada de comédias chinfrins (as neo-pronochanchada) que andam por aí, tem seu humor leve, na sutiliza do ringtone do celular dos agentes policiais, na velada crítica aos âncoras de TV e até nas citações de grandes produções cinematográficas. Vale muito a pena conferir essa produção honesta e bem cuidada do nosso cinema e curtir o trio Ariel Goldemberg, Rita Pokkde e Bruno Viola. O filme ainda está em cartaz.
TRIPA
* A tradicional encenação da Paixão de Cristo em Itatiaia acontece nesta sexta-feira, dia 29, às 20 horas, na Paróquia de São José, no centro do município. Entrada um quilo de alimento não perecível. Em Resende não haverá a encenação mas a Procissão do Senhor Morto, também na Sexta-feira da Paixão, está confirmada e sai da Matriz às 19 horas * E no sábado, de Aleluia, tem a partir das 19h30, a abertura da exposição “Entortando Caules”, Esculturas de Bié Hardiman e a exibição do curta metragem ‘Renascença’ (por Don Hardiman), em Maringá (RJ), responsabilidade do Centro Cultural Visconde de Mauá e da Pousada Olha D’água. A exposição estará aberta para visitação e venda, até dia 31de julho, das 14h às 20 horas * Semana que vem, dia 2 de abril às 19h30, na Associação Educacional Dom Bosco tem a aula de abertura de MBA em Gestão Empresarial. A AEDB por meio do seu Centro de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – está abrindo turmas para três cursos de MBA ministrados pela Fundação Getúlio Vargas. * Fui Segunda passada a reunião do Rotary Clube Resende, na Casa da Amizade, convidado pelo amigo Carlos Alberto Rivelli. Há tempos não comparecia a uma dessas reuniões. Lá fiquei sabendo do projeto de arborização do clube: 5 mil mudas, das quais, 1.500 já foram plantadas. Beleza!! * A Turma dos Brameiros, promove no próximo dia 6, em Resende, o seu primeiro Carnaval fora de época. É a ‘Bramereta’. O “bicho vai pegar” * E no dia 7, será realizado no Parque de Exposições, um show musical com renda em benefício da família do músico Lico, falecido há cerca de dois meses devido a complicações cardíacas. Dezessete bandas de rock e pop rock vão se apresentar. * E o maravilhoso Inhoque da Fortuna do Odylo e da Maria Carmem será neste dia 28 (quinta) porque 29 é Sexta da Paixão, não se come carne * Boa Páscoa a todos.
ANIVERSÁRIOS
A relação de aniversariantes da semana começou na terça-feira, dia 26, com uma turma bem legal: a regente Alile Cuoco, o publicitário, Tande Vieira, o ator, Leandro Resende e os jornalistas Vladimir Ramos, Luis Claúdio Hermógenes e Flávio Colistet (os dois últimos, irmãos gêmeos). Na quarta, dia 27, inaugurou idade nova o virtuoso violonista, Thiago Zaidan. Dia 28, outra turma boa recebe os ‘parabéns’: a querida Simone Ramos, o amigo Evandro Souza, a Aline Alvarenga e o amigo Romário Carvalho. Na sexta da Paixão, dia 29, o fotógrafo Francisco Aguero e o músico Romeu Aleixo contam mais um ano de vida. Sábado, dia 30, os amigos João Carlos Benedito, Lucilene Pereira e Marcelo Drummer comemoram mais um ano de vida e no domingo, 31, ficam mais experientes os amigos Paulino Barbosa, Rogério Coutinho e a Jussara Soares. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.