Mitologias aquáticas

O ano de 2013 é considerado o Ano Internacional da Água segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o que levou o artista plástico Rafael Fioratto (foto) a inaugurar na Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, dia 20, em Resende, a exposição “Aquáticos”. A mostra reúne 16 obras com inspirações na mitologia grega, lendas populares e mitos.

— Neste trabalho, a intenção é focar as divindades de cada mitologia ou lenda aquática de acordo com as diferenças culturas. Diferente do produzido em meus dois trabalhos anteriores, existem técnicas diferentes de cor, forma e pintura, nos quadros usei a técnica pontilhada. No meu primeiro trabalho com quadros, esculturas e máscaras (Neo-Olimpo, de 2010) usei as formas geométricas e no segundo (Xamãs, de 2011) coloquei arabescos – explica o artista plástico.

Dentro da exposição, os seis quadros representam a criação da água (citada no livro bíblico de Gênesis), oito máscaras e apenas duas esculturas com nomes das mitologias, como Hydros, Iemanjá e Tritão. “Outra figura representada no trabalho é o Caboclo d’Água, que segundo relatos de alguns moradores daqui, já teria sido visto no rio Paraíba do Sul”, destaca o artista.

Leia mais sobre a exposição de Rafael Fioratto. Assine o jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.