Saiba como se prevenir de doenças respiratórias no inverno

O inverno chegou, e com ele, as doenças respiratórias se tornam comuns à população, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Por isso, o Ministério da Saúde divulgou várias medidas preventivas que podem auxiliar a prevenção delas.

Os vírus que causam resfriados e gripes podem permanecer vivos em ambientes fechados por até 72h, portanto, é importante deixar o ar circular pela casa, no trabalho, ou mesmo abrindo a janela do ônibus. Em superfícies como corrimões, maçanetas e torneiras, eles sobrevivem por até 10 horas.

Como prevenção, os cuidados com a higiene devem ser redobrados, principalmente entre crianças e idosos. No caso das crianças, é recomendável – especialmente no ambiente escolar – que além das mãos, os brinquedos e objetos de uso comum sejam lavados com água e sabão ou higienizados com álcool gel a 70%. Nas creches, também é importante evitar que as crianças durmam muito próximas. A distância ideal entre elas é de um metro.

No caso dos idosos, o perigo está nas complicações que a gripe pode gerar, como a pneumonia e o agravamento de doenças crônicas, entre elas a hipertensão e diabetes. Uma, entre as várias formas de prevenção, é a vacina contra a gripe.

Os sintomas da gripe costumam se manifestar entre dois e três dias após o contágio e duram, em média, uma semana. Febre alta permanente e dificuldade para respirar são sinais que podem indicar o agravamento do quadro, principalmente se ocorrer com pessoas dos grupos de maior vulnerabilidade para as complicações da influenza. Importante ressaltar que com o aparecimento de algum sintoma é muito importante procurar atendimento médico.

Foto: ondatop.com.br

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.