Resende não consegue atingir a meta de vacinação contra a febre amarela. E você? Já se vacinou?

Levantamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) mostra que Resende ainda não atingiu a meta de vacinação mínima de 95% da população-alvo. Até o momento, o município está com cobertura vacinal de 82,8% da população entre 9 meses e 60 anos.

Apesar da ampla cobertura, atualmente todos os postos estão vacinando no município, a Secretaria Municipal de Saúde teve que iniciar uma busca ativa. Alguns municípios do sul do estado já atingiram a meta, como por exemplo, Pinheiral, Vassouras. Valença que teve seis mortes e vários casos registrados de febre amarela, também conseguiu ultrapassar a meta com uma cobertura vacinal.

Outro município da região, Itatiaia, segundo dados do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 22 mil pessoas já tomaram a vacina contra a febre amarela, sendo 601 moradores somente no ‘Dia D’, totalizando 85,4% da população. Os dados, no entanto, não batem com os do SES-RJ, que registra apenas 70% de cobertura vacinal em todo o município, isso até o último dia 8. Os dados registrados pela secretaria do município são desta sexta-feira, dia 16.

Os dois principais municípios da Região das Agulhas Negras, entretanto, estão próximos de atingir a meta e estão acima dos números registrados pelos outros dois municípios da mesma região. De acordo com o órgão estadual, Porto Real tem apenas 31,5% da população-alvo vacinada e Quatis tem apenas 21,2% desse contingente devidamente imunizado.

Os números da cobertura vacinal de Resende e Itatiaia também podem ser considerados altos se comparados com alguns municípios de regiões onde a maioria dos casos de febre amarela foi registrada, inclusive em primatas. Em Barra Mansa, também no Médio Paraíba, onde foi confirmado um caso em macaco, a cobertura vacinal é de menos de 45%. Em Barra do Piraí a situação é mais crítica. Mesmo sem registrar casos, a cobertura é de apenas 8,8%, sendo a menor adesão populacional em todo o estado.

A cobertura vacinal, no entanto, vem sendo satisfatória em municípios com o maior registro de casos este ano. Teresópolis (Região Serrana) e Valença (Centro-Sul) conseguiram atingir a meta, com 110% e 128% de cobertura, respectivamente. O município com maior adesão é Vassouras (Centro-Sul), onde um dos casos foi registrado, com 232%.

CASOS EM ANGRA SOBEM PARA OITO
O último levantamento da SES, realizado dia 8 deste mês (antes do carnaval) apontou que o número de casos de febre amarela em humanos no estado em 2018 chegou a 16 casos em Valença, sendo seis mortes; sete casos em Teresópolis, com quatro mortes; 6 casos em Nova Friburgo, com três mortes; 5 casos em Sumidouro, com duas mortes; três casos em Cantagalo, sendo duas mortes; dois casos em Rio das Flores, com duas mortes; dois casos em Carmo, com uma morte; dois casos em Duas Barras. Em Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira e Paraíba do Sul foi registrado um caso com uma morte em cada um desses municípios; e em Mangaratiba, Maricá, Paty do Alferes, Petrópolis e Vassouras foi registrado um caso em cada um desses municípios.

No entanto, em Angra dos Reis, onde a SES-RJ registrou quatro casos da doença com duas mortes, a secretaria local informou na última semana que esse número de casos dobrou para oito e agora são três as mortes confirmadas, todos registrados na Ilha Grande. Com isso, o número de casos chega a 59, com 26 mortes em todo o estado.

POSTOS SEGUEM VACINANDO EM RESENDE
Segundo a Secretaria de Saúde de Resende, o município segue realizando a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde/Estratégia de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, de 13 às 16h30; na UPA Cidade Alegria, todos os dias de 8 às 12h; e no Centro Municipal de Imunização, localizado no Posto de Saúde Resende, Rua Dr. João Maia n° 42, no Centro, de segunda a sexta-feira de 7h30 às 19h e sábados de 7h30 às 17h, temporariamente.

Já em Itatiaia a vacinação acontece na Policlínica Municipal,nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família da Vila Esperança, Vila Magnólia, Vila Flórida, Penedo, Campo Alegre I / II, Maromba e UBS Marechal Jardim. A vacina também não é fracionada. O serviço é realizado mediante agendamento prévio. Fazem parte do público alvo estabelecido pela secretaria Estadual de Saúde pessoas de 9 meses a 60 anos. Para a população maior que 60 anos é necessária apresentação da recomendação médica para realizar o procedimento. Mulheres grávidas não são vacinadas. Para receber a dose da vacina é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto e comprovante de residência. A SES ressalta mais uma vez que os macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela. A doença é transmitida através da picada de mosquitos encontrados em áreas de mata ou zona rural.

Já em todo o país, segundo o Ministério da Saúde, dados preliminares dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo apontam que, até quinta-feira, dia 15, 3,95 milhões de pessoas foram vacinadas contra a febre amarela, sendo 3,6 milhões com doses fracionadas e 356,8 mil com doses padrão. O número corresponde a 19,3% do público-alvo previsto no Sudeste. A recomendação é que os estados continuem vacinando até atingir alta cobertura.

Foto: Reprodução/Internet

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.