Alunos atendidos com educação inclusiva aumentam 135% em Itatiaia

De acordo com um levantamento feito sobre o trabalho realizado de 2009 à 2013, na rede municipal de ensino de Itatiaia, o programa de Educação Inclusiva melhora a cada ano.

Um relatório da Secretaria de Educação, enviado ao Ministério da Educação e Cultura, aponta que o número de alunos atendidos com ensino inclusivo cresceu 135%, se comparado com o ano de 2009, quando 68 alunos eram atendidos. Hoje, são 160 estudantes com educação inclusiva.

Para a secretaria de Educação, o crescimento se deve a uma maior preparação do setor, que hoje está mais qualificado para atender essa demanda..

O número de unidades escolares de Atendimento Educacional Especializado (AEE) também cresceu. Em 2011 eram 11 unidades escolares e em 2013 esse número aumentou para 15. A equipe de profissionais também cresceu de 12 para 22 professores que atendem todas as modalidades e deficiências.

Os alunos com problemas físicos, visuais e auditivos, dificuldade de aprendizagem e portadores das mais diversas síndromes recebem ainda acompanhamento através do CEPRAE-I. O trabalho é feito por uma equipe de profissionais composta por de psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, entre outros. Para receber atendimento os alunos devem ser encaminhados pelas escolas. Porém, os pais e responsáveis podem ajudar as unidades de ensino nesse processo de identificação caso percebam o problema nos estudantes.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.