Revitaliza Resende ainda não chegou à praça da Rua São Geraldo

Parquinho da praça da São Geraldo tem sido alvo de vandalismo, que deixou crianças da rua sem balanço

Nos últimos anos da atual gestão municipal de Resende, foi colocado em prática o Revitaliza Resende, que já realizou obras ou reformas de ginásios, quadras e vestiários, e colocação e/ou troca de brinquedos e aparelhos de ginástica da Academia da Melhor Idade, estes últimos voltados para idosos, além das estruturas tradicionais em praças e parques, como bancos e iluminação.

Dessa forma, muitos parques, praças e áreas de lazer de diferentes bairros seguem sendo revitalizados. Porém, nem todos esses espaços conseguiram ser contemplados pela Prefeitura, mas estão gerando reclamações por parte dos moradores.

Um deles fica no bairro Paraíso, exatamente na Rua São Geraldo, onde há algum tempo os vizinhos não veem uma troca significativa nos brinquedos nem a construção de uma quadra para a prática de esportes na pequena praça da via. “O pessoal está cansado de me mandar recado e pedir ajuda. Então aproveitei pra dizer que não posso fazer nada a não ser usar a minha voz, que graças a Deus é muito respeitada!”, diz a voluntária e presidente da ONG Associação Voluntária Amigos da Solidariedade (Avas), Ângela Campos, que costuma passar pela praça.

A voluntária chegou a enviar fotos que mostram como está a situação da praça, tomada por matagal, lixo e com brinquedos necessitando de nova pintura ou danificados. O equipe do jornal BEIRA-RIO foi visitar a Rua São Geraldo nesta quarta-feira, dia 26, para conversar com alguns moradores, e um deles – que vive há mais de 40 anos no local com a companheira – falou mais sobre o abandono da praça, que fica no meio da rua.

– Tem um pessoal que até vem aqui e costuma fazer a roçada, mas agora na época da chuva que é pior (uma vez que o mato cresce mais rápido que no inverno). Varredor tem uns quatro ou cinco anos que não passam aqui pra fazer a limpeza, isso só acontece quando vem a equipe de roçada e capina e retira o mato (a última retirada foi realizada há mais de 20 dias). Tem até alguns varredores que passam aqui por perto, mas não limpam nem a Rua São Geraldo, muito menos a pracinha daqui – cita o mecânico industrial aposentado Gilberto Viveiros dos Santos.

Ele ainda relembra que o local também foi vítima de vandalismo diversas vezes. “Os balanços foram furtados faz um bom tempo (não soube precisar quando). E a gente tinha também outro brinquedo que não está mais ali, e que a molecada adorava subir nele (conhecido pelo nome de trepa-trepa)”.

Brinquedos também estão mal conservados e são riscos de acidente para as crianças

Segundo ele, os brinquedos foram instalados bem antes da gestão do governo de Diogo Balieiro, já que os mesmos são de ferro, e os parquinhos tem recebido brinquedos novos de madeira. Gilberto ainda conta que nunca teve manutenção de equipamentos, e sugere melhorias para a pracinha.

– Tinham que fazer algo melhor aqui, como tirar esse mato, cimentar o chão e colocar uma quadra para a prática de esportes, assim os meninos não ficam jogando bola aqui no meio da rua, mas até hoje nunca fizeram. Aliás, também haviam balizas que serviam como gols, e também essas balizas foram retiradas – completa o aposentado, que é casado e vive com a mulher, a autônoma Joana de Fátima dos Santos.

Enquanto isso, do outro lado da cidade, ao contrário do que acontece na praça da São Geraldo, um parque que demorou anos para ter suas obras concluídas segue recebendo melhorias por parte do Executivo desde o ano de 2020, no começo da pandemia, quando passou por um processo de revitalização. Inaugurado em 2001, o Parque Zumbi, no Lavapés, estava abandonado e sem novidades desde sua criação, sendo incluído no cronograma do Revitaliza Resende como forma de preservação.

– A iluminação da rua de acesso ao parque (Avenida Presidente Kennedy, no trecho do Lavapés) ficou muito boa. Trocaram as lâmpadas dos postes pelas de LED, ficou maravilhosa, dá pra ver o rio e vai até o Parque Zumbi. Daqui de casa dá pra ver o rio Paraíba do Sul e as pessoas caminhando durante à noite – cita uma moradora do bairro, que preferiu não se identificar.

Mas ela acredita que as obras do parque ainda precisa de algumas melhorias. “Já o piso do parque está irregular e ainda falta arrumar a praça, com banquinhos, gramado, flores, além de arrumar o piso, pois quando chove a água vai toda para a passagem dos pedestres”, completa.

Trecho que liga avenida ao Parque Zumbi é bem iluminado, mas parque sofre com alagamentos no trecho de passagem de pedestres quando chove

PARQUE ZUMBI
O jornal BEIRA-RIO esteve no Parque Zumbi esta semana, e observou o local, que hoje conta com duas quadras (uma de grama e a outra de areia), uma rampa de skate, alguns banquinhos, postes de iluminação, quiosque com mesas e cadeiras, duas academias da Melhor Idade, dois parquinhos e um vestiário ainda em fase de construção.

Conforme foi citado pela moradora, o caminho de passagem de pedestres costuma sofrer alagamentos no período de forte chuva (inclusive com o agravante do parque se localizar às margens do Paraíba), e a vegetação do local de fato ainda conta com árvores jovens e que ainda não atingiram o crescimento ideal, e não há nenhum canteiro de flores no local.

O jornal entrou em contato com a Prefeitura de Resende questionando o prazo de início para as obras de revitalização da praça da Rua São Geraldo, no Paraíso, mas até o momento não obteve resposta.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.