Profissionais de saúde se capacitam em Barra Mansa

Foto: Sérgio Fortuna

Terminou nesta terça, dia 18, o curso de capacitação para tratamento em tuberculose direcionado para enfermeiros e médicos que atuam na rede pública de Saúde. Ministrada por uma equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde, a capacitação foi realizada durante três dias no Parque de Saudade e reuniu profissionais de várias cidades do Médio Paraíba, entre elas Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí, Piraí, Valença, Rio Claro, Quatis, Pinheiral, Itatiaia e Valença.

Além de informações sobre o tratamento da doença, os profissionais receberam instruções de conduta e manejo dos pacientes, e como trabalhar a questão da territorialidade no combate à tuberculose. “O estado do Rio de Janeiro, devido à sua estrutura urbana complexa, tem alta taxa de incidência da doença. Por isso, é importante que os profissionais de saúde saibam identificar o território e o perfil populacional para evitar a expansão dos casos”, explicou Cláudia Bodart, técnica do Programa Estadual de Controle da Tuberculose.

Segundo dados mais recentes da secretaria estadual de Saúde, o estado do Rio registrou em 2011, 14.561 casos de tuberculose. Em Barra Mansa, de acordo com a secretaria municipal de Saúde, houve 65 casos em 2011; 40 casos em 2012 e, até maio deste ano, foram registrados 27 casos de pacientes com a doença. “Os números vêm caindo a cada ano na cidade, mas sempre estamos reforçando o trabalho de combate à doença, já que ela é contagiosa”, afirmou Juliana Russi, coordenadora do programa de tuberculose em Barra Mansa.

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMBM)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.