Itatiaia recebe Fórum Regional do Turismo Fluminense nesta semana

O distrito da Serrinha, em Resende, é uma das atrações turísticas da Região das Agulhas Negras (Foto: Antonio Leão)

Acontece nesta quarta-feira, dia 27, das 9 às 18h, o Fórum Regional do Turismo – Edição Agulhas Negras. Com realização da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) e da Prefeitura de Itatiaia, o evento será realizado no Catre Convenções (na Casa de Pedra), em Penedo. Durante o evento será discutida a retomada das atividades turísticas e o potencial dos municípios fluminenses.

De acordo com o Secretário Estadual de Turismo, Sávio Neves, o evento é uma das iniciativas do programa “Turismo RJ + Perto”, comandado pela Setur-RJ, que busca a integração e a união de esforços para o desenvolvimento do turismo neste momento de retomada das atividades, alinhadas ao avanço da vacinação, e no pós-pandemia. “Além de palestras e debates, a ação também contará com apresentações culturais e uma área em que os municípios vão apresentar sua gastronomia, artesanato e cultura. Equipes da Setur-RJ/TurisRio estarão à disposição para atender em assuntos relacionados ao Cadastur e ao Programa Estadual de Artesanato, entre outros”, conta.

O Secretário Municipal de Turismo, Denilson Sampaio, afirma que Itatiaia provou seu potencial na retomada econômica do segmento de hotelaria e hospedagem pós-covid, com ocupação de mais de 80% no feriado da Semana Santa. “Uma das regiões que figurou na pesquisa da ABIH pré-feriado foi Itatiaia, que liderou com 91,20% na taxa de ocupação de hotéis e pousadas e 91,50% no feriado de Tiradentes. Nosso objetivo é isso estruturar cada vez mais o segmento, que gera emprego, renda e atrai investimentos”, diz o secretário.

Este é o sexto Fórum Regional do Turismo, organizado pelo governo do estado do Rio de Janeiro, e o primeiro na Região das Agulhas Negras, que reúne os municípios de Itatiaia, Resende, Porto Real e Quatis. A expectativa dos organizadores é de que cerca de mil convidados de todas as regiões e profissionais do setor participem do evento.

– No Fórum teremos palestras e mesas de discussões com assuntos pertinentes ao desenvolvimento do setor turístico da região, com a participação de nomes importantes do setor em todo o Rio de Janeiro. Cada município da região terá um estande para apresentar seus atrativos turísticos, estruturas e roteiros existentes em suas cidades. Também contaremos com a exposição de produtos dos artesãos e produtores na região, valorizando ainda mais as riquezas turísticas, sua gastronomia e artesanato. Teremos um espaço exclusivo para a apresentação de manifestações culturais como música, teatro e dança de artistas locais que colaboram intensamente com o desenvolvimento do turismo – informa Denilson.

A Casa da Pedra fica na Avenida Casa das Pedras, 646, em Penedo. Os interessados em participar poderão se inscrever clicando aqui. A programação pode ser conferida aqui.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.