58ª Regata da Aman acontece na tarde desta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 1º, acontece a partir das 15 horas a Regata da Engenharia da Aman, tradicional evento esportivo da academia que chega a sua 58ª edição e reunirá Cadetes de todos os cursos no rio Paraíba do Sul, próximo ao Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Este ano, a novidade é a participação de uma equipe de cada curso da Aman (Básico, Engenharia, Infantaria, Artilharia, Cavalaria, Comunicações, Intendência e Material Bélico).

A Regata da Engenharia é uma prova de navegação a remo em que os participantes, divididos em equipes embarcadas, precisam concluir seis tarefas em vários pontos às margens do rio Paraíba. As seis oficinas vão exigir habilidade, rapidez e, ao mesmo tempo, meticulosidade dos competidores: rosquear parafusos, fincar estacas, serrar toras de madeira, “escalar” a Ponte Nilo Peçanha, a Ponte Velha, no Centro, com o uso de corda, e atravessar o vão central da Ponte Tácito Vianna Rodrigues, onde terão que buscar senhas a serem entregues aos juízes da prova.

A prova será vencida pela equipe que terminar a navegação em menor tempo. Além do aprendizado, os vencedores receberão medalhas e, no caso da equipe campeã do curso Básico, será entregue o Chapéu do Bandeirante, símbolo importante da arma e que foi utilizado pela tropa da Força Expedicionária Brasileira. Todas as normas de segurança estão sendo devidamente seguidas, sendo obrigatório o uso de coletes salva-vidas pelos participantes e pelos militares que estarão atuando no rio; proibidos a imersão intencional de qualquer competidor na água; e a utilização de fogos de artifício.

Além disso, uma equipe de saúde e uma ambulância estarão disponíveis durante o evento. Importante dizer, ainda, que por conta da atividade, uma área próxima ao IFRJ deverá ser isolada para o estacionamento dos veículos.

COMO É A COMPETIÇÃO? E QUANTOS COMPETIDORES?
Tudo bem que a Engenharia é arma da mobilidade, contra mobilidade, proteção e de apoio, mas dessa vez vai vencer quem melhor remar, serrar, rosquear, estourar balões, escalar e acertar. Verbos de ações importantes que vão definir o campeão dessa prova, que irá envolver 154 Cadetes das 14 equipes.

Em 2022, a competição completa 59 anos de criação, sendo realizadas 58 edições, com uma pausa, em 2020, por conta da pandemia da Covid-19. O exercício integra a programação da Semana da Engenharia, realizada em abril em homenagem ao patrono da Arma Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, patrono da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro.

Fotos: Divulgação/Aman

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.