Arquivo Histórico promove exposição sobre os 220 anos de Resende

Resende , conhecida como “Princesinha do Vale”, ganha exposição dos 220 anos (Foto: Divulgação/PMR)

No próximo dia 29, o município de Resende celebra seus 220 anos com uma exposição realizada pela equipe do Arquivo Histórico. A abertura do evento acontece nesta quarta-feira, dia 15, às 18h, no Museu de Arte Moderna de Resende.

O público que visitar a exposição conhecerá a história da cidade e curiosidades desses 220 anos. Através de 13 painéis a mostra contará sobre a cidade a partir das sociedades originárias que povoavam essa região, passando pela chegada do primeiro núcleo de ocupação colonial, por volta de 1730, e todos os eventos e atores históricos que contribuíram para o surgimento e desenvolvimento da vila de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova na cidade de Resende.

A exposição será dividida em dois setores, o primeiro da narrativa histórica que destaca as seguintes temáticas: o Povo Puri, que dominava o território da bacia do Rio Paraíba do Sul e a Serra da Mantiqueira; o processo de ocupação Colonial ainda na primeira metade do século XVIII; a Economia e a Sociedade do Café; a Resistência Negra ao regime escravocrata; os núcleos de imigrantes; a agropecuária; e o desenvolvimento.

O segundo setor será destinado a história da cultura com destaque para o patrimônio cultural e natural, o calendário cultural e os bens materiais, a cultura indígena e afro-brasileira; e a imprensa em Resende.

Segundo o diretor do Arquivo Histórico, Ângelo Tramezzino, além dos painéis com a narrativa histórica, a exposição contará com outros elementos em sua montagem. “Incluímos cartografias do século XVIII e XIX, peças históricas como ‘gira-mundo’, instrumento de tortura do período escravocrata, o estandarte da irmandade de ‘São Benedito’ da Igreja do Rosário, representações artísticas do boi-bumbá, do índio Puri, e os bonecos N’Golos, que representam a cultura africana, entre outras peças”, explica.

Para a diretora do MAM de Resende, Carmem Aguiar, é muito importante a retomada do museu com uma exposição tão significativa para a história de nossa cidade.

– A exposição é resultado de uma pesquisa realizada pelo Arquivo Histórico Municipal de Resende, sob a coordenação de Ângelo Tramezzino, com a curadoria do Prof. Doutor Ênio Sebastião Cardoso de Oliveira e com a colaboração dos professores Angelo Mainine, Maria Aparecida Pires, Krishna Govinda Simpson e Renato Martini. O objetivo é que futuramente esse material fique exposto permanentemente no espaço que está sendo organizado, e que será destinado à história do município – revela a diretora do MAM.

Antes do evento de inauguração, o diretor do Arquivo Histórico participará de uma solenidade alusiva ao aniversário de Resende, no Plenário da Câmara de Resende, na Praça Oliveira Botelho, a partir das 16 horas. A exposição poderá ser visitada de 16 de setembro a 29 de outubro, de terça a sexta-feira, das 11 às 17h. Outras informações e agendamento para visitas podem ser obtidos pelo telefone (24) 3360-4470.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.