Estado do Rio de Janeiro começa a vacinar no próximo dia 20

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informou neste domingo, dia 17, que a vacinação em todo o estado começará a partir das 10 horas da próxima quarta-feira, dia 20, quando todos os 92 municípios receberão as vacinas contra a covid-19. Entre a segunda e terça-feira (dias 18 e 19) foram marcadas reuniões com os representantes dos municípios para definir a logística da distribuição dos imunizantes assim que as 549 mil doses do Instituto Butantan, que produzirá a Coronavac, chegarem ao estado a partir desta segunda-feira (quando o Governo Federal distribuirá oficialmente as vacinas para todo o país).

Para agilizar a distribuição, o estado prevê o uso de helicópteros para os municípios mais distantes da capital, em especial os do Norte Fluminense. A SES-RJ estima que 274,5 mil fluminenses serão vacinados, uma vez que a aplicação deve ser feita em duas doses com intervalo de 28 dias. Com este primeiro lote, o estado conseguirá imunizar 20% dos 1,3 milhão de pessoas que compõem o grupo prioritário, formado por profissionais de saúde, idosos acima de 75 anos e indígenas.

No último sábado, dia 16, o estado começou a entregar o primeiro lote de seringas para a campanha de vacinação contra a covid-19. Ao todo, nesta primeira fase, serão enviadas 5,5 milhões de seringas descartáveis de 3 ml com agulha.

Foto: Reuters/Dado Ruvic/Direitos Reservados

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.