Barra Mansa promove testagem em massa para covid-19

Desde o último sábado, dia 24, a Prefeitura de Barra Mansa e a Secretaria de Saúde realizam testes em massa para detecção da covid-19 na população. Após a realização dessa testagem na Praça das Nações Unidas, no Ano Bom, no sábado, a ação prosseguiu nesta segunda-feira, dia 26, na Praça Ponce de Leon, próximo a Igreja Matriz, no Centro.

A analista contábil Camila da Silva parabenizou o serviço prestado pela pasta. “É muito importante esta ação junto às pessoas para que elas possam saber se já tiveram contato com o vírus ou até mesmo se estão com a doença e se encontram assintomáticas. Achei muito bom esse trabalho feito pelos profissionais de saúde de Barra Mansa, pois mostra a atenção que estão tendo com os cidadãos”, frisou Camila.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes destacou a importância das medidas tomadas pelo governo municipal. “O objetivo dessa ação foi para detectar os pacientes positivos, evitando assim a propagação da doença, pois a pessoa pode estar com a covid-19, sem sintomas, e não saber que está infectada. Após a afirmação de positivo, orientamos que o munícipe siga os protocolos de saúde, que incluem o isolamento”.

A ação aconteceu de 8h às 16h30. Antes de serem testadas, as pessoas passaram por uma triagem, onde foram levantadas informações do paciente. Os dados colhidos são registrados na Secretaria de Saúde e encaminhados ao Estado. Após o cadastro, os presentes foram direcionados a realização dos testes e aguardaram o resultado que saiu em 15 minutos.

Desde que foi anunciada a pandemia do novo coronavírus, a prefeitura tem realizado testes nos cidadãos para monitorar e controlar a evolução da doença no município. Além dos testes em pontos específicos da cidade, foram realizados exames em profissionais de saúde, líderes religiosos, motoristas de táxi e aplicativos. Os testes utilizados são do tipo rápido.

Segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde local atualizado nesta segunda-feira, até o momento foram realizado 15.568 exames, com 3.911 casos positivos, 30 suspeitos, 3.377 recuperados, 11.627 descartados e 177 mortes.

Foto: Chico de Assis/Divulgação PMBM

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.