PRF monitora passagem de carga dimensionada pela Dutra

Está sendo retomado na manhã desta quinta-feira, dia 30, o deslocamento de uma carga superdimensionada, vinda de São Paulo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo utilizado no procedimento partirá do km 311 da Rodovia Presidente Dutra, em Itatiaia, com parada no km 258, em Volta Redonda para o horário de almoço. A operação envolvendo o veículo – próprio para transporte de cargas superdimensionadas (conhecido também como linha de eixo) – está sendo acompanhada de perto pela PRF desde a tarde de quarta-feira, dia 29.

O veículo, que tem como destino o Porto de Itaguaí, na Baixada Fluminense, transporta em seu interior uma peça para plataforma de exploração de petróleo, considerada indivísivel e com dimensões acima das cargas normais. A peça pesa cerca de 182 toneladas, e o conjunto total (veículo transportador + carga) pesa 311 toneladas, com mais de 52 metros de comprimento e mais de 8 metros de largura.

Ainda de acordo com a PRF, devido ao caráter especial deste tipo de transporte, é necessário, além de um veículo específico para o transporte, a expedição de uma Autorização Especial de Trânsito (AET), pagamento de taxas específicas, escolta privada para sinalização e escolta da corporação, fazendo com que esse procedimento possa levar alguns dias para sua conclusão.

O veículo saiu por volta das 10h45 de quarta-feira, do km 5 da Dutra no trecho de SP, em Queluz/SP, onde se encontrava, e passou pelo pedágio de Itatiaia entre 11h30 e 12h, realizando uma parada no km 311 da Dutra, no posto desativado de Penedo.

CARGA SÓ PODE DESCER APÓS ÀS 23 HORAS
Além de todo o procedimento burocrático, outro motivo para a demora no transporte desse tipo de carga tem a ver com o tráfego e as condições meteorológicas, já que toda a manobra realizada faz com que o veículo trafegue em velocidade reduzida (máxima de 40 km/h), tomando totalmente a pista e deixando o trânsito lento. Com isso, este tipo de transporte só pode circular do nascer ao pôr do sol.

Em caso de chuva, o deslocamento é abortado, ficando a carga parada até que melhore o tempo. Caso ocorra chuva durante o trajeto, procura-se um lugar seguro e que comporte esse tipo de veículo para estacionar. A descida da Serra das Araras é geralmente realizada após às 23h, sendo interditada a pista de subida para que a carga desça pela contramão. O procedimento é necessário, de acordo com a PRF, já que a pista de descida é muito estreita e com curvas muita acentuadas, não sendo portanto adequada para esse tipo de veículo.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.