Resende realiza eventos alusivos ao Dia da Consciência Negra

Exposição no Arquivo Histórico relembra história da escravidão negra em Resende e região

Começa nesta quarta-feira, dia 13, e termina no próximo dia 24 a programação promovida pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Resende com eventos alusivos ao Dia da Consciência Negra. As homenagens terão início nesta quarta-feira, às 19h, com a palestra “Lutas: Resistência Negra e Atualidades”, com debates ministrados por Marcelo Dias. A ação acontece em conjunto com a “Exposição da Beleza Negra”, que ficará aberta ao público até o dia 30 de novembro, de 9 às 17h, no Espaço Z.

No dia 24 acontece o desfile de valorização da beleza das mulheres negras com todas as faixas etárias, na praça de alimentação do Resende Shopping, às 18h. O objetivo da programação é promover a reflexão sobre a posição do negro na sociedade brasileira nos dias de hoje e contribuir para a superação do preconceito e discriminação racial.

– Os eventos em razão da consciência negra são fundamentais para questionar a cultura de preconceito e discriminação gerada pós escravidão e que permanecem nas estruturas sociais até os dias atuais. A ideia é debater para superar a discriminação, esclarecer alguns equívocos históricos e valorizar a cultura afro brasileira- ressaltou a Diretora de Direitos Humanos da prefeitura, Emanuele Dalpra.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

EXPOSIÇÃO NO ARQUIVO HISTÓRICO
Na quinta-feira, dia 14, a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, inaugura a exposição “Escravidão e Resistência Negra”, organizada pelo Arquivo Histórico do município, que poderá ser visitada até 20 de dezembro, de segunda a sexta, das 12h às 18h. A entrada é gratuita.

A exposição organizada pelo arquivo Histórico de Resende é uma oportunidade para refletir sobre o racismo. Nesta direção, o trabalho de pesquisa do historiador Angelo Mainine apresenta documentos que registram o protagonismo da população negra de Resende na luta contra a escravidão. Segundo o pesquisador, a exposição é uma forma da população negra conhecer e se apropriar das fontes escritas, que podem mudar a forma como a história de Resende é estudada.

– Através dos documentos raros preservados pelo Arquivo Histórico, é possível notar que a população negra em nossa cidade se comporta como um sujeito histórico organizado. Temos inúmeros relatos de fugas, um quilombo que sobreviveu por mais de 10 anos e uma insurreição de escravos em 1881 – revela Mainine.

Programação:

Dia 13 – Espaço Z, 19h – Palestra com Marcelo Dias, “Lutas: Resistência Negra e Atualidades”

Dia 14 a 30 – Espaço Z, 9h às 17h – Exposição “Escravidão e Resistência Negra”

Dia 24 – Resende Shopping, 18h – Desfile da Beleza Negra

Fotos: Divulgação/PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.