PM reformado e ex-PM são presos por suspeita de assassinato contra Marielle e motorista

Ronnie (à esquerda) e Élcio foram presos nesta terça-feira (foto: Divulgação/PCERJ)

Quase um ano após o assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol) e de seu motorista Anderson Gomes, a polícia e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) avançaram na busca dos responsáveis pelas mortes ocorridas em 14 de março. Por volta das 4h30 desta terça-feira, dia 12, o policial militar reformado Ronnie Lessa, de 48 anos, e o ex-policial militar Élcio Vieira de Queiroz, de 46 anos, foram presos. Segundo a força-tarefa que levou à realização da Operação Lume, os dois teriam participado da execução da vereadora e do motorista.

Segundo as investigações, Lessa teria efetuado os 13 disparos que mataram Marielle e Anderson. Ele estava no banco de trás do Cobalt que perseguiu o carro da vereadora. Já Vieira dirigia o veículo. Eles estavam saindo de casa quando foram presos: Ronnie estava em sua casa em um condomínio na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, o mesmo onde o presidente Jair Bolsonaro tem residência. Élcio mora na Rua Eulina Ribeiro, no Engenho de Dentro.

Além das prisões, a Operação Lume realiza ainda 32 mandados de busca e apreensão contra os denunciados para apreender documentos, telefones celulares, notebooks, computadores, armas, acessórios, munição e outros objetos. Durante todo o dia, haverá buscas em dezenas de endereços de outros suspeitos. Após a prisão de Ronnie, agentes fizeram varredura no terreno da casa dele e encontraram armas e facas. Detectores de metais vasculhavam o solo, e até uma caixa d’água foi vistoriada.

Segundo a denúncia, Marielle “foi sumariamente executada em razão da atuação política na defesa das causas que defendia”, diz a denúncia. A investigação ainda tenta esclarecer quem foram os mandantes do crime e a motivação.

A Operação Lume foi batizada em referência a uma praça no Centro do Rio, conhecida como Buraco do Lume, onde Marielle desenvolvia um projeto chamado Lume Feminista. No local, ela também costumava se reunir com outros defensores dos direitos humanos e integrantes do Psol.

Foto-destaque: Reprodução/TV Globo

Fonte: G1

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.