Barra Mansa e Volta Redonda contabilizam estragos de forte chuva e vento

Barra Mansa registrou queda de árvore na Boa Sorte e Centro (Foto: Divulgação/PMBM)

Os municípios de Barra Mansa e Volta Redonda estão trabalhando para reparar os estragos provocados pela forte chuva que caiu na região nesta quarta-feira, dia 16. Segundo a Defesa Civil de Barra Mansa, a chuva – seguida de ventos fortes que atingiram velocidade média de 70 km/h -, provocou a queda de árvores em vários pontos do município. Em cerca de uma hora foi registrado 44 mm de chuvas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Sérgio Mendes, o Serginho Bombeiro, foi registrada no município a queda de árvores em fiações elétricas e um caso isolado, sobre um veículo, na Rua Domingos José Dantas, no bairro Boa Sorte. Já na Rua Monsenhor Lustosa, no Centro, o telhado de um terraço foi arrancado e caiu sobre uma residência na mesma localidade.

– Tivemos alagamento na Avenida Sérgio Braga, na Barbará, o que comprometeu o fluxo de veículos, além da interrupção momentaneamente do trânsito na Rua Idelfonso Cunha, no Verbo Divino, e na Avenida Perimetral, na Colônia Santo Antônio. Felizmente, as chuvas não provocaram o desalojamento de famílias. Também não foram registrados danos à sinalização vertical do trânsito (semáforos) – enumerou Serginho.

A chuva também comprometeu o sistema de telefonia da Superintendência de Obras e Serviços Públicos (Susesp). Dessa forma, os contatos devem ser efetuados através do telefone (24) 99982-5963 ou pelo email dex.susesp@barramansa.rj.gov.br. Os reparos da rede telefônica já estão sendo executados. A Susesp, junto com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Defesa Civil estão trabalhando na retirada de galhos, árvores e entulhos das vias públicas desde as primeiras horas desta quinta-feira, dia 17.

O coordenador ainda alerta para que a população adote algumas medidas em caso de chuva, uma vez que a Defesa Civil de Barra Mansa informou que há possibilidade de novas pancadas de chuva no fim da tarde desta quinta e sexta-feira. “Para evitar acidentes e transtornos, a população deve se abrigar da chuva, de preferência em sua residência ou em local seguro. Os carros devem ser retirados das ruas e guardados nas garagens a fim de evitar que sejam arrastados pela força das águas ou sofram danos provocados pela queda de árvores”, alertou Sérgio Mendes.

Segundo informações repassadas por Serginho Bombeiro, a mínima prevista para esta quinta-feira é de 20º C e a máxima pode chegar a 36ºC. Para sexta-feira, a variação climática fica entre 21ºC e 34ºC. A previsão para os dois dias é de sol entre nuvens e pancadas de chuva à tarde e a noite.

Homens do SMI trabalham para retirada de árvores em Volta Redonda (Foto: Evandro Freitas/PMVR)

ESTRAGOS TAMBÉM EM VOLTA REDONDA
Em Volta Redonda, o coordenador de Defesa Civil, Leandro Rezende, acrescentou que, por se tratar de um vale, o vento de mais de 80 km/h percorreu o município desde o bairro Ponte Alta até o Jardim Amália, causando alguns danos materiais, mas sem registro de vítimas. “A equipe da Defesa Civil já está nas ruas, avaliando esses danos”, falou, ressaltando que o volume de chuva não ultrapassou os 9 mm, nível considerado baixo, porém o vendaval foi muito forte.

O prefeito Samuca Silva, reuniu, na tarde desta quarta-feira, dia 16, toda equipe de secretários para criar um plano de ação para amenizar os efeitos da chuva de quarta-feira. “Toda estrutura da prefeitura está a serviço da população. O objetivo é que a cidade volte à normalidade o mais rápido possível”, afirmou o prefeito.

As equipes da Defesa Civil e Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI), com apoio da Guarda Municipal estão espalhadas pela cidade para promover o retorno à normalidade, no tráfego de veículos e pedestres nas áreas afetadas por quedas de árvores.

De acordo com o secretário de Infraestrutura de Volta Redonda, Toninho Orestes, a tempestade causou quedas de árvores, que obstruíram algumas ruas. A equipe da secretaria começou a ação pelos bairros Jardim Paraíba, Vila Santa Cecília, Centro da cidade e Jardim Amália. Equipes da SMI e Corpo de Bombeiros já estão atuando para remover essas árvores.

Segundo Orestes, ruas de maior fluxo e de acesso a hospitais têm prioridade ao atendimento. Ele lembra que o trabalho começou com 40 funcionários, mas a equipe será reforçada durante à noite. A Defesa Civil informou que a população pode entrar em contato pelo telefone 199 em caso de emergência, uma vez que novas pancadas de chuva estão previstas.

Fontes: Coordenadoria de Comunicação Social (PMBM)/Renata Borges (Comunicação/PMVR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.