Luisa Mell e o Carnaval de São Paulo

Ativista entrou novamente em ação para salvar 135 cães (Foto: Luisa Mell/Reprodução do Instagram)

Luisa Mell foi destaque novamente na mídia de celebridades nos últimos dias. E mais uma vez por conta de sua luta pelos animais. No final de setembro, exatamente na semana passada (dia 29) ela foi a responsável pelo resgate de 135 cães que estavam confinados em um canil clandestino de Osasco, na região metropolitana da capital paulista. Em entrevista à mídia, a atriz, apresentadora e ativista alegou que os animais sofriam maus-tratos. Hoje, ela diz que não pretende devolver os animais, mesmo ainda brigando pela posse deles na justiça contra a dona. E vem fazendo uma campanha para conseguir manter os cães (as contas para doação estão especificadas ao final deste texto).

Nascida de família judia, em São Paulo, Luisa adotou o nome de uma das avós, e fez sucesso na TV, mais por seu ativismo. Já apresentou programa de rádio e TV sobre o tema, e mantém um instituto voltado aos cuidados com os animais. Também tem um estilo de vida vegano, e vem passando esses valores ao filho Enzo, de 2 anos. A fama fez com que ela tivesse a oportunidade de propagar suas ideias de preservar a natureza e de proteção aos animais.

Este ano, o blog Pais e Mascotes – ainda que não tenha conseguido a oportunidade de entrevistar a artista – chegou a citar Luisa Mell durante o carnaval. Ela foi a embaixatriz do enredo, que foi para a avenida no começo deste ano pela escola de samba paulistana Águia de Ouro. A temática central era sobre os cães, mas o enfoque foi além disso, abordando também os maus-tratos contra os animais. Isso fez com que a escola também apostasse em um carnaval 100% livre das plumas, penas e outros materiais de origem animal nas fantasias. Uma pena que o mundo da folia ainda não tenha dado o devido valor à proposta.

A agremiação terminou rebaixada para o Grupo de Acesso, pasmem, por algo que fugiu ao que diretamente foi influenciado pelas ideias da ativista, o samba-enredo! O hino oficial teve notas menores que os de escolas coirmãs com enredos criticados (curiosamente, a escola levou quatro notas máximas no quesito Enredo). Mas a queda para o Grupo de Acesso parece não ter desanimado os componentes. A assessora de imprensa da Águia de Ouro, Bety Trindade, fez contato pelo meu messenger, também no mês passado, informando que a agremiação continuará no próximo ano investindo em seus quesitos plásticos sem usar penas ou plumas de origem animal.

– O presidente (Sidnei Carriuolo, da escola) sempre quis sair desse negócio da pluma, então graças a Deus! Mesmo a gente mudando de carnavalesco, não por esse problema, mas por outros acontecimentos (…) E vamos à luta com os animais, essa força pra nos é maravilhosa! – respondeu Trindade, em áudio enviado.

Mas esta não foi a primeira vez que Luisa participa militando por suas ideias no carnaval paulistano. No ano de 2007 foi madrinha de bateria da escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi, que trazia um enredo sobre o aquecimento global. E no ano seguinte, também veio à frente dos ritimistas na Imperador do Ipiranga, que vinha com um enredo em apoio às causas ecológicas defendidas pela ativista. A matéria, publicada em fevereiro no meu blog, para quem ainda não leu, pode ser conferida aqui.

E os interessados em ajudar nos cuidados aos 135 cães podem contribuir com depósitos nas Contas do Instituto Luisa Mell de Assistência aos Animais (Bradesco, AG 1974-7, CC 288-7; Itaú, AG 0772, CC 09021-3, ou Banco do Brasil, AG 1817-1, CC 120.000-3, sempre em nome do Instituto Luisa Mell de Assistencia aos Animais, CNPJ: 21.877.796/0001-35). Outra forma de ajudar é comprando as camisetas da Garagem Korova. São dois modelos cuja renda será totalmente revertida ao instituto e aos animais. Elas já se encontram à venda no site da grife.

LEMBRETE
Neste sábado, dia 7, acontece mais uma edição da feirinha de adoção de cães e gatos na Casa de Ração Alvorada, no bairro Manejo, em Resende. O evento contará com a participação do ator Sérgio Hondjakoff, conhecido como o Cabeção da série “Malhação”. Outras informações podem ser conferidas na foto ao lado.

E VEM NOVIDADES POR AÍ
O blog voltará a ter matérias nos próximos dias. Neste final de semana, visitaremos uma família de Barra Mansa para conhecer a mascote, na estreia de mais uma editoria, onde os animais de estimação e seus donos serão as principais estrelas. A matéria poderá ser conferida nos próximos dias.

Também em nosso blog, a Gatinha Mel tem mais uma novidade para contar em seu semanário. Ela fala da experiência em participar de uma atividade na escolinha do amiguinho Bê, e relembra de sua curta infância, incluindo o dia de sua chegada na casa da vovó Dedeti.

Excepcionalmente, nesta semana, tivemos problemas com o e-mail lolizadomingues@jornalbeirario.com.br, mas esperamos restabelecer o endereço em breve. Portanto, as sugestões de pautas ou histórias curiosas deverão ser enviadas através do e-mail paisemascotes@gmail.com. Volto no próxima semana!

Loliza Domingues para o Cantinho Pais e Mascotes

Salvar

Salvar

Salvar

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.