José Roberto Gaspar Jardim, 60, mais uma vítima da H1N1

A família “Cospe Grosso” está de luto. É que morreu no último domingo, dia 12, no Hospital de Emergência, o comerciante aposentado José Roberto Gaspar Jardim, de 60 anos. O comerciante aposentado era o irmão menos conhecido de Jairo Gaspar Jardim, que administrava com outros irmãos o bar Rei dos Salgadinhos, popularmente conhecido como “Cospe Grosso” (fundado em 1964), no Campos Elíseos.

O estado de saúde de José Roberto se complicou após contrair uma grave pneumonia. “O José já estava com a saúde muito debilitada, e quando deu entrada no Hospital de Emergência, estava com uma pneumonia. Lá ficamos sabendo que a causa da morte foi a gripe H1N1”, completa.

A equipe do jornal BEIRA-RIO entrou em contato com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Resende, que informou em nota que o material para exame de José Roberto foi coletado em 27 de abril, e o resultado foi liberado no dia 10 de maio, confirmando a gripe H1N1.

Outro caso, o do paciente Moacir Gomes da Silva, de 64 anos, citado em maio passado, também deu positivo para H1N1. Já o caso de Maria Helena da Silva, de 45 anos, também citado na matéria, ainda aguarda resultado do exame. Com os resultados, Resende tem mais dois casos confirmados.

COSPE MÉDIO

Ainda que José Roberto nunca tenha participado da administração do bar, ele teve seu próprio estabelecimento no Manejo, e posteriormente outro, próximo a Casa do General, no Centro. Segundo Jairo, a proximidade com a família fez com que os bares dele e de outro irmão (Ildeo Gaspar, também já morto) também ficassem famosos com os apelidos de “Cospe Médio” e “Cospe Fino”. “Os clientes acabavam associando os bares dele e de outro irmão nosso, que ficava perto do campo do Resende, ao ‘Cospe Grosso’, e chamavam os bares de ‘Cospe Médio’ (de José) e ‘Cospe Fino’ (de Ildeo)”, relembra Jairo.

Antes de se aposentar, José Roberto ainda teve outro estabelecimento próximo à sua casa, no bairro Cidade Alegria, e depois largou tudo para vender salgadinhos na rua. O comerciante aposentado era casado com Lenilda, e deixa dois filhos. José Roberto foi enterrado no Cemitério Municipal Senhor dos Passos, na manhã desta segunda-feira, dia 13.

Foto: Arquivo

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.