Violência em Resende: combate e debate sobre legalização das drogas

Depois de um mês da ação da Polícia Militar, intitulada “Resgate da Alegria” que teve o apoio da Polícia Civil na região da Grande Alegria, em Resende, os casos de assassinatos e a guerra entre as facções criminosas por domínio de pontos de droga em Resende parece ter dado uma trégua. Parece, mas nem tanto, se não fosse o registro do primeiro homicídio do ano, na noite do dia 16 no bairro Itapuca e a  tentativa de assassinato ocorrida na manhã de quarta-feira, dia 16, no bairro Alvorada onde um rapaz foi baleado. O número assustador que fechou o ano de 2012 (quase 40 assassinatos, só não foi pior que o de 2010 quando ocorreram 44 homicídios; de 2009 a 2012, Resende registrou números alarmantes: são, segundo o Instituto de Segurança Pública, 150 assassinatos e mais de 240 tentativas de homicídio) levou não só à ação conjunta das polícias, no final do mês de dezembro, mas também a uma ação continuada chamada pelo tenente-coronel do 37º Batalhão da Polícia Militar, Rogério Figueiredo (à esquerda), de “ação preventiva”, que consiste num monitoramente da cidade dividida em nove setores que possuem características geográficas parecidas, mas também incidências de criminalidade semelhantes.

O juiz titular da Vara Criminal, Hindenburg Brasil que há mais de dois anos atua em Resende e considera que a falta de mobilização da sociedade é a grande responsável pela situação de violência que hoje encontramos não apenas em Resende, mas em quase todas as cidade do país. “As pessoas têm que entender que nós somos fatores de mudança. Achar que as coisas só acontecem com o vizinho é esquecer que o vizinho do seu vizinho é você”, diz Brasil ao analisar o crescimento da violência no município de Resende.

Confira as opiniões das autoridades em segurança do município no jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

2 thoughts on “Violência em Resende: combate e debate sobre legalização das drogas

    1. esse Juiz é MARAVILHOSO mesmo , resende está na situação que está , e qual foi a brilhante dedução dele , a culpa é dos resendense , nem as policia civil e militar tem culpa nessa história muito menos o nosso judiciário que é uma mãe pros bandinhos de plantão , é Resende estamos ferrados com esse juiz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.