Hemonúcleo de Resende está de recesso

O hemonúcleo de Resende é uma das unidades de saúde do município que entraram de recesso neste final de ano. Um leitor do jornal BEIRA-RIO foi ao local tentar realizar uma doação de sangue, nesta semana, e se surpreendeu ao encontrar a unidade fechada.

— Gostaria de solicitar a ajuda deste jornal no sentido de cobrar explicação das autoridades quanto ao recesso do setor responsável pela doação de sangue no município de Resende. Hoje, dia 28, fui até o hemonúcleo para efetuar uma doação de sangue junto com minha irmã e para nossa surpresa o referido setor está fechado até o dia 04 de janeiro. Absurdo… Veiculam na TV que essa é a época que mais se precisa de sangue e esse setor simplesmente está em recesso de final de ano – desabafou, por email, o leitor.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Brito Pereira, tentou justificar que a coleta não estava sendo realizada porque o local de processamento de sangue, o Hemocentro, no Rio de Janeiro, também estava de recesso.

“A unidade é um hemonúcleo e não um hemocentro. Logo, colhemos o sangue e quem processa é o hemocentro do Rio. Lá estão em recesso, logo, a coleta não pode ser feita”, afirmou o secretário.

O BEIRA-RIO entrou em contato com o Hemorio pelo 0800 2820708, e a informação, no entanto, é que o funcionamento está normal e que o Hemocentro só estará fechado dia 1º de janeiro (feriado).

Em nota, a Prefeitura Municipal de Resende declarou que algumas unidades de saúde estão funcionando até às 13h e outras em razão da “baixa procura”.

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que, neste período de recesso, as unidades de emergência do município estão funcionando normalmente, como o Hospital de Emergência, a Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) da Grande Alegria, e o Posto do Paraíso, considerados suficientes para receber a demanda neste período de três dias de fraco movimento. Mas ressalta que, além disso, as unidades que integram os PSFs (Programa Saúde da Família) permanecem funcionando, até às 13 horas.A respeito do Hemonúcleo, como as demais unidades de saúde, volta a funcionar normalmente no dia 4(segunda-feira), o que também não prejudica o estoque, em razão do baixa procura por parte de doadores”.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.