População exige mais transparência em apresentação de proposta para recupeação da Lagoa da Turfeira

Há quatro anos, a população de Resende, com apoio do jornal BEIRA-RIO, se unia para salvar a Lagoa da Turfeira, também conhecida como banhado do Kodak. A lagoa vinha sendo aterrada como parte das obras de construção da montadora de motores e automóveis Nissan, destruindo assim centenas de animais que habitavam ou passavam temporadas por lá. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre os Ministérios Público Federal e Estadual, a empresa, a prefeitura e o estado do Rio de Janeiro foi firmado e como parte dele foi lançada, no dia 27, a proposta de criação do Refúgio de Vida Silvestre (Revis) da Lagoa da Turfeira. Mas apesar de todo o trabalho ter começado através de iniciativa popular, grande parte dos documentos referente ao acordo não vem sendo disponibilizado na internet, o que gerou críticas durante o lançamento da proposta.

— Sugiro que tenha uma página especial de transparência no site do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), porque assim estaríamos evitando lacunas ou dúvidas. Desde a primeira audiência pública até hoje ficamos sem informação e acabamos ocupando os representantes do MPF e MPE em busca de informações – questionou Eliel de Assis Queiroz, do Instituto Agulhas Negras (Inan).

Leia a matéria na íntegra na edição impressa do jornal BEIRA-RIO!

Você pode gostar

One thought on “População exige mais transparência em apresentação de proposta para recupeação da Lagoa da Turfeira

  1. Parabéns a todos que estão envolvidos e cobrando as autoridades competentes. Precisamos cuidar do Meio Ambiente e esta lagoa é muito importante para diversas espécies que dependem deste local para sobreviver. Não podemos esquecer que nós também fazemos parte do Meio Ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.