Laís Amaral

‘Reconhecendo os Mortos’ deixou nossas almas em paz com a arte
Sucesso total a peça “Reconhecendo os Mortos”. O texto do Lu Gastão é comportado, mas vigoroso. Aborda temas recorrentes: dramas familiares como o abismo entre gerações e como covardia e acomodação tolhem a vida das pessoas. Mas o autor faz isso numa levada muito equilibrada. Com diálogos redondos, bem lapidados e um desfecho amarradinho. Não fosse Lu um atento observador do gênero humano como sublinha a jornalista Teresa Garcia no livreto da peça. Louve-se também a mão firme do diretor André Whately. Sem pirotecnias André cuida dos personagens em benefício do texto e consegue fazer isso muito bem. Intervém com poemas do Lu, de Elisa Lucinda, música com Augusto Martins e dá mais ginga à narrativa. Mas o bom texto do Lu e a boa direção do André não dariam em nada se o elenco de atores não tivesse na ponta dos cascos. Anna Zelma, Diogo Senna, Luis Fernando e Marie Louise Goransson deram o recado com interpretações enxutas, como gosta o André. Zelma é carismática, cresce e toma conta da cena. Traduziu bem o fino humor que Lu embutiu nos diálogos. Diogo conseguiu até rejuvenescer e foi uma grata surpresa vê-lo dramático, nós que nos acostumamos às suas boas performances em comédias e musicais. Luis Fernando é sempre bom. Foi caricato na medida certa, para quebrar uma quase sisudez da trama e Marie Louise Goransson encarnou bem uma então, amadurecida ‘hiponga’ dos anos 60/70 (Vemaguet !) e quase se reconheceu num trecho do texto que  cita os domingos de futebol pelo rádio com o pai (o velho Gunnar ?). O público de sexta-feira aplaudiu de pé. E saímos do Espaço ‘Z’ com a sensação da alma saciada. Bravo !!

Canoista que percorre o Paraíba do Sul, chega a Resende
Segunda-feira à tarde o canoísta, Pedro Oliva (recordista de saltos em cachoeiras) chegou de caiaque a Resende. Saltou na margem do Rio Paraíba em frente ao Parque das Águas. Ali foi recebido pela imprensa e por um público formado por frequentadores do local, adolescentes do projeto ‘Pró-jovem’, funcionários da Agência do Meio Ambiente (Amar), e das Secretarias de Educação, de Turismo, de Esporte e Lazer e, pelo diretor do Arquivo Municipal, Claudionor Rosa. A visita do atleta faz parte do “Projeto Cachoeiras: semeando águas” que une educação social e ambiental, ciência e esporte. Pedro está percorrendo o Rio Paraíba desde o dia 16 de julho quando saiu da nascente, em Areias e segue até a foz, em Atafona, no Norte Fluminense. Na viagem faz parada em algumas das 39 cidades banhadas pelo Rio. Por terra segue uma equipe de técnicos (Unesp, INPE, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais e Universidade Federal de Itajubá). Ele coleta dados sobre a água e a faixa da atmosfera logo acima do rio para avaliar, por exemplo, o impacto causado por construção de represas e o papel das cachoeiras e corredeiras ao longo do curso d’água.

TRIPA
* Que os adeptos do conservador e obtuso, pastor Silas Malafaia não nos ouçam, mas hoje, dia 28, comemora-se o dia da ‘Visibilidade Lésbica’, e por conta disso a Secretaria de Relações Comunitárias e Cidadania promove uma palestra sobre saúde e, mais: um bate papo com o grupo LGBT. O evento será realizado na Casa dos Conselhos, à Rua Francisco Villaça, 177 – Centro, com início previsto para as 18 horas (Malafaia se contorce) * Dia 12 deste mês, na Atrium-Escola de Música aconteceu a aula inaugural do curso de teatro que começou efetivamente nessa quarta, dia 26. O professor é o ator, diretor e promotor cultural André Whately. O curso tem duração de quatro meses com uma prática de montagem ao final do curso, na primeira semana de dezembro. André informa que o curso é para quem deseja adquirir experiência como ator de teatro (amador ou profissional). Experiência é que não falta ao André com trinta anos de vivencia em teatro, televisão e muitos shows por aí. Mais informações: (24) 2109-1596* Hoje é sexta-feira, dia 28, e às 20h30min tem Clube do Samba no Bar Atlântico com Diogo Senna e trio. É sambão moçada * E pra provar que o cara é eclético mesmo, dia 1º de setembro, terça-feira da próxima semana, Diogo Senna estará no palco do Teatro Monumental da Aman na comédia musical ‘O Bar dos Fusco’, de Arthur Vinciprova. O espetáculo começa às 21h30min e contracenam com Diogo, o próprio Vinciprova e Itiana Rochelle, que volta aos palcos depois de um intervalo para assuntos maternais. Beleza!!

ANIVERSÁRIO
Dia 21, inauguraram idade nova: a Claudia Merquior, a minha colega de trabalho, Mu Brasil e o Leo Pazz. No dia 22 foi a vez do Edinho Portugal, do Guilherme de Freitas e do Jameson Igor ficarem mais experientes. Dia 24 sopraram velinhas a Elisa Sampaio e a minha prima Rosangela Castorina. E no dia 25 receberam os ‘parabéns’ o Carlos Menandro, o Anderson Bahia e o Osmar Nonato, o garçon poeta. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.